Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJUNIOR, Antônio de Macêdo Mota
dc.creatorCONCEIÇÃO, Sergio Henrique da
dc.date.accessioned2021-11-12T13:05:32Z-
dc.date.available2021-11-12T13:05:32Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationJUNIOR, Antônio de Macêdo Mota; CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Superior (Fundes): regime de colaboração e função supletiva da união no contexto das instituições públicas não federais de ensino superior. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 902-921, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-57578. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57578. Acesso em: 2021-11-12
dc.identifier.issn2238-8346
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4696-
dc.description.abstractEste estudo exploratório, bibliográfico e documental apresenta o cenário de tentativas de implementação de mecanismos de financiamento público, voltados às instituições públicas não federais de ensino superior no Brasil. Atualmente, essas instituições são responsáveis por 40% da oferta pública de ensino superior, sendo 67% no interior do país, consequentemente, relevantes para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados sinalizam um cenário demandante da implementação de um fundo de manutenção e desenvolvimento da educação superior (Fundes), que possa efetivar o regime de colaboração federativa, tornando mais adequado esse arranjo constitucional, bem como superar o caráter residual desse financiamento e o impacto das recentes limitações de recursos às políticas sociais no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis is an exploratory, bibliographic and documental study which presents the scenery of the implementation of public funding arrangements, focused on non federal public institutions of Higher Education in Brazil. Nowadays, those institutions are responsible for 40% of public offer of Higher Education, 67% of those institutions are in the countryside, therefore, relevant to the achievements of goals of the Education National Plan (PNE). The results show a demanding scenery of implementation of a Higher Education maintenance and development funding (Fundes), which can effective the federative collaboration regime, becoming more adequate this constitutional arrangement, as well as surpass the residual nature of this funding and the impact of the fresh restriction of resources to the social politics in Brazil.en_US
dc.format.medium902-921
dc.languageptpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectFinanciamento da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectFundespt_BR
dc.subjectHigher Educationen_US
dc.subjectFinancing of Higher Educationen_US
dc.subjectFundesen_US
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Superior (Fundes): regime de colaboração e função supletiva da união no contexto das instituições públicas não federais de ensino superior
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceUberlândia
dc.terms.source10
dc.terms.source2
dc.terms.sourcemaio/ago.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-57578
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6440-4608
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5833-9806
dc.identifier.urlhttp://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57578
dc.terms.titleRevista Educação e Políticas em Debate
Appears in Collections:Revista Educação e Políticas em Debate

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.