Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4627
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | FILHO, Alexandre Silva Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T20:48:54Z | - |
dc.date.available | 2021-10-26T20:48:54Z | - |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | FILHO, Alexandre Silva Santos. Razão e sensibilidade: ver imagem, pensar o mundo. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 127-142, jan/jun. 2008. https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4250. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4250. Acesso em: 2021-10-26 | |
dc.identifier.issn | 1981-8416 | |
dc.identifier.uri | http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4627 | - |
dc.description.abstract | Quatro cenários foram montados para falar da experiência estética e artística de um grupo de professores, no sudeste do Pará, sob a luz de Kant. o objetivo deste artigo é tratar de como a leitura da imagem pode desenvolver a sensibilidade no sujeito e como a experiência artística é capaz de superar a razão, levando em conta o sentimento estético. Ver a imagem – pensar o mundo – é a forma de contradizer o sentimento estético que só pode ser dado pelo desinteresse e pelo agrado sem conceito. Por isso, este estudo também busca mostrar como a imaginação criadora é capaz de ser reflexiva a partir da determinação do juízo intelectual e como a experiência artística particular se eleva como universal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Four scenarios were set up to talk about the aesthetic and artistic experience of a group of teachers, in the southeast of Pará, under the light of Kant. the aim of this article is to deal with how image reading can develop the subject's sensitivity and how the artistic experience is capable of overcoming reason, taking into account the aesthetic feeling. Seeing the image – thinking about the world – is a way of contradicting the aesthetic feeling that can only be given by disinterest and pleasure without a concept. Therefore, this study also seeks to show how the creative imagination is capable of being reflexive based on the determination of intellectual judgment and how the particular artistic experience rises as universal. | en_US |
dc.description.abstract | Se configuraron cuatro escenarios para hablar sobre la experiencia estética y artística de un grupo de profesores, en el sureste de Pará, bajo la luz de Kant. El objetivo de este artículo es abordar cómo la lectura de imágenes puede desarrollar la sensibilidad del sujeto y cómo la experiencia artística es capaz de superar la razón, teniendo en cuenta el sentimiento estético. Ver la imagen - pensar en el mundo - es una forma de contradecir el sentimiento estético que solo puede dar el desinterés y el placer sin concepto. Por tanto, este estudio también busca mostrar cómo la imaginación creativa es capaz de ser reflexiva a partir de la determinación del juicio intelectual y cómo la experiencia artística particular se eleva como universal. | es_ES |
dc.format.medium | 127-142 | |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.subject | Razão | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Leitura de imagem | pt_BR |
dc.subject | Reason | en_US |
dc.subject | Aesthetics | en_US |
dc.subject | Image reading | en_US |
dc.subject | Razón | es_ES |
dc.subject | Estética | es_ES |
dc.subject | Lectura de imágenes | es_ES |
dc.subject.classification | Nível teórico | |
dc.title | Razão e sensibilidade: ver imagem, pensar o mundo | |
dc.type | Artigos | |
dc.terms.source | Goiânia | |
dc.terms.source | 33 | |
dc.terms.source | 1 | |
dc.terms.source | jan./jun. | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4250 | |
dc.identifier.url | https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4250 | |
dc.terms.title | Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG | |
Appears in Collections: | Inter-Ação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.