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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: NUNES, Célia Maria Fernandes
CUNHA, Maria Amália de Almeida
Title: As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica
metadata.dc.terms.title: Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
metadata.dc.terms.source: Goiânia
32
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 159-171
Issue Date: 2007
ISSN: 1981-8416
metadata.dc.language: pt
Abstract: Diante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado rofessor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.

Given the demands of current educational policies, in this article, we seek to discuss the need to rethink teacher education and practice, reactivating the idea of training the teacher/researcher. As empirical material, we analyzed small excerpts answered by a sample of students from undergraduate courses at the Federal University of Ouro Preto who are also public school teachers. Although the importance of official documents in favoring, in training courses, the construction of the so-called professor/researcher is recognized, we found that a policy of a vertical nature alone is not sufficient for its implementation, as it requires the joint efforts of all those included in the educational process.

Dadas las exigencias de las políticas educativas actuales, en este artículo buscamos discutir la necesidad de repensar la formación y la práctica docente, reactivando la idea de formar al docente / investigador. Como material empírico, analizamos pequeños extractos respondidos por una muestra de estudiantes de cursos de pregrado de la Universidad Federal de Ouro Preto que también son profesores de escuelas públicas. Si bien se reconoce la importancia de los documentos oficiales para favorecer, en los cursos de capacitación, la construcción del llamado profesor / investigador, encontramos que una política de carácter vertical por sí sola no es suficiente para su implementación, ya que requiere del esfuerzo conjunto de todos los incluidos en el proceso educativo.
Keywords: Professor - Pesquisador
Formação do professor
Políticas educacionais
Licenciaturas
Teacher - Researcher
Teacher training
Educational policies
Degrees
Docente - Investigador
Formación del profesorado
Políticas educativas
Grados
Citation: NUNES, Célia Maria Fernandes; CUNHA, Maria Amália de Almeida. As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 159-171, jan/jun. 2007. https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1404. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1404. Acesso em: 2021-10-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1404
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1404
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
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