Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4595
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: MASCARENHAS, Ângela Cristina Belém
RIBEIRO, Míriam Bianca Amaral
SILVA, Simei Araújo
Title: Os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação do professor
metadata.dc.terms.title: Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
metadata.dc.terms.source: Goiânia
32
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 91-109
Issue Date: 2007
ISSN: 1981-8416
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.

This article discusses the fundamental concepts of human sciences and teacher education. The discussion is based on research carried out by the Study and Research Group on Education and Human Sciences of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. It aims to analyze teachers' conceptions about social reality, violence, freedom and discipline and about the issue of teacher education . The methodology used was qualitative research. Teachers' writings were instruments for data collection. Among the conclusions, we highlight that most teachers, when approaching the relationship between society and school violence, conceive it with detachment, proposing solutions based on the reorganization of the pedagogical work and the redefinition of teacher education. Teachers mainly attribute family breakdown as the main cause of school indiscipline and violence.

Este artículo analiza los conceptos fundamentales de las ciencias humanas y la formación del profesorado. La discusión se basa en una investigación realizada por el Grupo de Estudio e Investigación en Educación y Ciencias Humanas de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás y tiene como objetivo analizar las concepciones de los docentes sobre la realidad social, la violencia, la libertad y la disciplina y sobre la cuestión de la formación del profesorado. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa. Los escritos de los profesores fueron instrumentos para la recopilación de datos. Entre las conclusiones, destacamos que la mayoría de los docentes, al abordar la relación entre sociedad y violencia escolar, la conciben con desapego, proponiendo soluciones basadas en la reorganización del trabajo pedagógico y la redefinición de la formación docente. Los docentes atribuyen principalmente la ruptura familiar como la principal causa de indisciplina y violencia escolar.
Keywords: Ciências humanas
Formação de professores
Human Sciences
Teacher training
Ciencias Humanas
Formación del profesorado
Citation: MASCARENHAS, Ângela Cristina Belém; RIBEIRO, Míriam Bianca Amaral; SILVA, Simei Araújo. Os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação do professor. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 91-109, jan/jun. 2007. https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1401. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401. Acesso em: 2021-10-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1401
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Inter-Ação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.