Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4530
metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: MARENDINO, Rosane Barbosa
Title: A psicologia e a formação de professores nas décadas de 1910 e 1920: particularidades históricas e campos de diálogo
metadata.dc.terms.title: Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
metadata.dc.terms.source: Goiânia
34
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 283-306
Issue Date: 2009
ISSN: 1981-8416
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente artigo busca refletir sobre a psicologia e a formação de professores entre os anos de 1910 a 1930, momento em que o movimento escolanovista ganhava corpo na conjuntura histórica brasileira. Pontos de interesse viriam a identificar vários intelectuais formando uma rede que, dentrevárias questões, também discutia a introdução da psicologia na educação e na formação de professores. Partindo do conceito de sociabilidade segundo Simmel e Sirinelli, observa-se que uma estrutura social se formava, influenciada pelos pensamentos desses intelectuais. Mais do que examinar um período estanque, o que o trabalho buscou foi compreender uma época marcada pelo surgimento da psicologia no cenário educacional, traçando subjetividades, acordos, desacordos, afinidades e complexidades importantes de serem desveladas.

This article seeks to reflect on the psychology and training of teachers between the years 1910 to 1930, a time when the New School movement took shape in the Brazilian historical context. Points of interest would come to identify several intellectuals forming a network that, among several issues, also discussed the introduction of psychology in education and teacher training. Starting from the concept of sociability according to Simmel and Sirinelli, it is observed that a social structure was formed, influenced by the thoughts of these intellectuals. More than examining a sealed period, what the work sought was to understand a time marked by the emergence of psychology in the educational scenario, tracing subjectivities, agreements, disagreements, affinities and important complexities to be unveiled.

Este artículo busca reflexionar sobre la psicología y la formación del profesorado entre los años 1910 a 1930, época en que el movimiento de la Nueva Escuela tomó forma en el contexto histórico brasileño. Puntos de interés vendrían a identificar a varios intelectuales que forman una red que, entre varios temas, también discutió la introducción de la psicología en la educación y la formación del profesorado. A partir del concepto de sociabilidad según Simmel y Sirinelli, se observa que se formó una estructura social, influenciada por los pensamientos de estos intelectuales. Más que examinar un período sellado, lo que buscaba el trabajo era comprender un tiempo marcado por la irrupción de la psicología en el escenario educativo, trazando subjetividades, acuerdos, desacuerdos, afinidades e importantes complejidades por desvelar.
Keywords: Psicologia
Escolanovismo
Formação de professores
Sociabilidade
Psychology
Escolanovismo
Teacher training
Sociability
Psicología
Escolanovismo
Formación de profesores
Sociabilidad
Citation: MARENDINO, Rosane Barbosa. A psicologia e a formação de professores nas décadas de 1910 e 1920: particularidades históricas e campos de diálogo. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 283-306, jul/dez. 2009. https://doi.org/10.5216/ia.v34i2.8484. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/8484. Acesso em: 2021-10-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/ia.v34i2.8484
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/8484
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Inter-Ação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.