Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4508
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SCHWARTZ, Cleonara Maria
FRADE, Isabel Cristina da Silva
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4411-2234
https://orcid.org/0000-0003-0805-7581
https://orcid.org/0000-0003-3103-3203
Title: Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
44
3
set./dez.
metadata.dc.format.medium: 1-26
Issue Date: 2019
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.

In this work, we sought to identify and characterize the Brazilian literacy research groups that thematicalize the process of initial teaching and learning of reading and writing. Data were collected from the page of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), from the term “literacy”, without temporal cut. Next, group page analysis, tabulation and analysis of the results were performed. 95 research groups were identified that study literacy, most of which are located in the Southeast of the Country. Literacy has become an object of research through different thematic approaches. Literacy is present in different fields and areas of knowledge, revealing its interdisciplinary character and its appropriation to the understanding of phenomena of different orders.

En este trabajo, se buscó identificar y caracterizar a los grupos de investigación brasileños en alfabetización que tematizan el proceso de enseñanza y aprendizaje iniciales de la lectura y la escritura. Se recogieron datos de la página del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq), a partir del término “alfabetización”, sin recorte temporal. A continuación, se realizaron análisis de la página de los grupos, tabulación y análisis de los resultados. Se identificaron 95 grupos de investigación que estudia la alfabetización, siendo la mayor parte de aquellos ubicados en el Sudeste del País. Se constata que la alfabetización se está constituyendo en objeto de investigación por diferentes enfoques temáticos. La alfabetización se encuentra presente en diferentes campos y áreas del conocimiento, revelando su carácter interdisciplinario y su apropiación para la comprensión de fenómenos de órdenes distintas.
Keywords: Alfabetização
Grupos de pesquisa
Educação
Literacy
Research groups
Education
Alfabetización
Grupos de investigación
Educación
Citation: SCHWARTZ, Cleonara Maria; FRADE, Isabel Cristina da Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, p. 1-26, set/dez. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20502. Acesso em: 2021-10-05
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20502
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.