Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSCHWARTZ, Cleonara Maria-
dc.creatorFRADE, Isabel Cristina da Silva-
dc.creatorMACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes-
dc.date.accessioned2021-10-05T13:03:50Z-
dc.date.available2021-10-05T13:03:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSCHWARTZ, Cleonara Maria; FRADE, Isabel Cristina da Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, p. 1-26, set/dez. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20502. Acesso em: 2021-10-05-
dc.identifier.issn2177-6059-
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4508-
dc.description.abstractNeste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we sought to identify and characterize the Brazilian literacy research groups that thematicalize the process of initial teaching and learning of reading and writing. Data were collected from the page of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), from the term “literacy”, without temporal cut. Next, group page analysis, tabulation and analysis of the results were performed. 95 research groups were identified that study literacy, most of which are located in the Southeast of the Country. Literacy has become an object of research through different thematic approaches. Literacy is present in different fields and areas of knowledge, revealing its interdisciplinary character and its appropriation to the understanding of phenomena of different orders.en_US
dc.description.abstractEn este trabajo, se buscó identificar y caracterizar a los grupos de investigación brasileños en alfabetización que tematizan el proceso de enseñanza y aprendizaje iniciales de la lectura y la escritura. Se recogieron datos de la página del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq), a partir del término “alfabetización”, sin recorte temporal. A continuación, se realizaron análisis de la página de los grupos, tabulación y análisis de los resultados. Se identificaron 95 grupos de investigación que estudia la alfabetización, siendo la mayor parte de aquellos ubicados en el Sudeste del País. Se constata que la alfabetización se está constituyendo en objeto de investigación por diferentes enfoques temáticos. La alfabetización se encuentra presente en diferentes campos y áreas del conocimiento, revelando su carácter interdisciplinario y su apropiación para la comprensión de fenómenos de órdenes distintas.es_ES
dc.format.medium1-26-
dc.languageptpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGrupos de pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectResearch groupsen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectAlfabetizaciónes_ES
dc.subjectGrupos de investigaciónes_ES
dc.subjectEducaciónes_ES
dc.subject.classificationNível teórico-
dc.titleGrupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa-
dc.typeArtigo-
dc.terms.sourceJoaçaba-
dc.terms.source44-
dc.terms.source3-
dc.terms.sourceset./dez.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4411-2234-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0805-7581-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3103-3203-
dc.identifier.urlhttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20502-
dc.terms.titleRoteiro-
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.