Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4499
metadata.dc.type: Editorial
metadata.dc.creator: CHAVES, Priscila Monteiro
SCHNEIDER, Marilda Pasqual
FELDKERCHER, Nadiane
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-3986-6157
Title: Para começo de conversa...
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
44
3
set./dez.
metadata.dc.format.medium: 1-2
Issue Date: 2019
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Para que possamos nos aproximar de uma interpretação mais lúcida e possível da realidade material, diversas vezes escamoteada pela difusão de “proposições economicistas e tecnicistas, revitalizadas [...] [por] interpretações idealistas” (ROSAR, 2012, p. 28), se faz necessário entender fenômenos que se atualizam em dualidades de novo tipo (RUMMERT; ALGEBAILE; VENTURA, 2012). Se, outrora, a preocupação com as pesquisas em educação se dava pela disputa do acesso das classes populares à Educação Básica e Superior, hoje, as “oportunidades formativas” são “recriadas”, de modo a instituírem percursos educacionais subordinados ao capital, disfarçados de “liberdade de escolha”. Ao mesmo tempo que essas estratégias “ressignificam a marca social da escola” (RUMMERT; ALGEBAILE; VENTURA, 2012, p. 42), seu caráter classista é modernizado, e pior, encoberto pelo discurso da inclusão, também proferidos pelas Organizações Multilaterais.
Keywords: Educação - Editorial
Educación - Editorial
Citation: CHAVES, Priscila Monteiro; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; FELDKERCHER, Nadiane. Para começo de conversa.... Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, p. 1-2, set/dez. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23645. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23645. Acesso em: 2021-10-05
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23645
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23645
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.