Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4498
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: PRADO, Rosemeiry de Castro
GONZALES, Kátia Guerchi
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-6541-1607
https://orcid.org/0000-0003-2827-2545
Title: Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
45
metadata.dc.format.medium: 1-16
Issue Date: 2020
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este trabalho é um exercício do que tem sido chamado, nas investigações do Grupo de “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM), de metodologia em trajetória, isto é, o modo como, ao desenvolver um trabalho específico, questões de natureza metodológica surgem e podem/devem ser tematizadas pelo pesquisador como parte de sua pesquisa que, assim, contribui para o arcabouço metodológico de todo o seu grupo. No caso, a pesquisa em questão trata de um estudo das Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Estado de São Paulo e se inscreve no projeto do GHOEM chamado “Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”. Destarte, este artigo apresenta uma breve síntese de alguns trabalhos já desenvolvidos nesse Projeto de Mapeamento, localizando nele, especificamente, a pesquisa sobre a FATEC para, em seguida, tendo como exemplo uma entrevista realizada para esta investigação, problematizar um aspecto metodológico do trabalho com narrativas, apontando algumas de suas possíveis fragilidades e potencialidades.

his work is an exercise of what has been called, in the investigations of the Group of “Oral History and Mathematical Education” (GHOEM) of methodology on the trajectory, that is, how, in developing a specific work, questions of methodological nature arise and can/should be thematicised by the researcher as part of his research, which thus contributes to the methodological framework of his whole group. In this case, the research in question is a study of the Faculties of Technology (FATECs) of the State of São Paulo, and is part of the GHOEM project, called “Mapping of the training and performance of teachers who teach/teach mathematics in Brazil”. Thus, this article presents a brief synthesis of some works already developed in this Mapping Project, locating in it, specifically, the research on FATEC, then, having as example an interview conducted for this research, problematize a methodological aspect of the work with narratives, pointing out some of its possible fragilities and potentialities

Este trabajo es un ejercicio de lo que se ha llamado, en las investigaciones del Grupo de “Historia Oral y Educación Matemática” (GHOEM) de metodología en trayectoria, es decir, cómo evoluciona un trabajo específico, cuestiones de naturaleza metodológica surgen y pueden/deben ser tematizadas por el investigador como parte de su investigación que, así, contribuye al marco metodológico de todo su grupo. En el caso, la investigación en cuestión trata de un estudio de las Facultades de Tecnología (FATEC) del Estado de São Paulo, y se inscribe en el proyecto del GHOEM, llamado “Mapeamiento de la formación y actuación de profesores que enseñan/enseñaron Matemáticas en Brasil”. De este modo, este artículo presenta una breve síntesis de algunos trabajos ya desarrollados en ese Proyecto de Mapeo, localizando en él específicamente la investigación sobre la FATEC para, a continuación, teniendo como ejemplo una entrevista realizada para esa investigación, problematizar un aspecto metodológico del trabajo con narrativas, apuntando algunas de sus posibles fragilidades y potencialidades
Keywords: Narrativas
Entrevistas
Formação de professores
Metodologias de Pesquisa
História da Educação Matemática
Narratives
Interviews
Teacher training
Research Methodologies
History of Mathematics Education
Narrativas
Entrevistas
Formación de profesores
Metodologías de Investigación
Historia de la Educación Matemática
Citation: PRADO, Rosemeiry de Castro; GONZALES, Kátia Guerchi. Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-16. 2020. https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20067. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20067. Acesso em: 2021-10-05
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20067
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20067
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.