Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCAVALCANTI, Erinaldo Vicente
dc.date.accessioned2021-10-05T13:01:55Z-
dc.date.available2021-10-05T13:01:55Z-
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Erinaldo Vicente. O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-22. 2020. https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21829. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21829. Acesso em: 2021-10-05
dc.identifier.issn2177-6059
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4480-
dc.description.abstractO artigo faz uma reflexão sobre as principais temáticas de estudo que são ensinadas e aprendidas na formação inical do professor de História. Analisa quais temas aparecem nas disciplinas obrigatórias sobre o ensino de história para compreender o lugar ocupado pelos debates sobre a educação histórica. Para tanto, utilizo as matrizes curriculares dos cursos oferecidos nas universidades federais, localizadas na região Amazônica do Brasil, como uma opção para problematizar o que se ensina e se aprende na formação do professor dessa área. As análises demonstram que as licenciaturas pesquisadas não têm priorizado as reflexões sobre o ensino de História e, praticamente, têm ignorado o debate sobre educação histórica durante o período de formação inicial dos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe article brings a reflection on the main themes of study that are taught and learned in the initial formation of the history teacher. It analyzes which themes appear in the compulsory subjects of history teaching to understand the place occupied by debates on historical education. To this end, curriculum matrices of the courses offered at federal universities located in the Amazon region of Brazil were used as an option to discuss what is taught and learned in the education of teachers in this field. The analysis show that the undergraduate degrees researched have not prioritized the reflections on the teaching of history and, practically, have been ignoring the debate on historical education during the period of initial teacher education.en_US
dc.description.abstractEl artículo reflexiona sobre los principales temas de estudio que se enseñan y aprenden en la formación inicial del profesor de historia. Analiza qué temas aparecen en las asignaturas obligatorias de la enseñanza de la historia para comprender el lugar que ocupan los debates sobre educación histórica. Con este fin, utilizo las matrices curriculares de los cursos ofrecidos en las universidades federales, ubicadas en la región de Amazónica de Brasil, como una opción para discutir lo que se enseña y aprende en la educación de los maestros en esta área. Los análisis muestran que los cursos universitarios investigados no han priorizado las reflexiones sobre la enseñanza de la historia y, prácticamente, han ignorado el debate sobre la educación histórica durante el período de formación inicial del profesorado.es_ES
dc.format.medium1-22
dc.languageptpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectHistory teachingen_US
dc.subjectHistorical educationen_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subjectEnseñanza de historiaes_ES
dc.subjectEducación históricaes_ES
dc.subjectFormación del profesoradoes_ES
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleO que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceJoaçaba
dc.terms.source45
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v45i0.21829
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9912-5713
dc.identifier.urlhttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21829
dc.terms.titleRoteiro
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.