Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4473
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: GERMINARI, Geyso Dongley
URBAN, Ana Claudia
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4797-7113
https://orcid.org/0000-0001-9957-8838
Title: Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
45
metadata.dc.format.medium: 1-22
Issue Date: 2020
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: O artigo apresenta contribuições de dissertações que discutem a aprendizagem histórica na perspectiva da Educação Histórica produzidas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As pesquisas em Educação Histórica tomam como objeto de investigação os processos de aprendizagem histórica no âmbito escolar, aproximam-se desse fenômeno por meio do levantamento das ideias históricas (substantivas e de segunda ordem) de estudantes e professores e as analisam com os recursos da teoria e filosofia da História. As pesquisas inventariadas revelam movimentos das investigações fundamentadas nos princípios da Educação Histórica e indicam relação intrínseca com os processos de escolarização.

This article presents an analysis of dissertations that discuss historical learning from the perspective of Historical Education, produced under the Stricto Sensu Graduate Program in Education at Federal University of Paraná (UFPR) and in the Stricto Sensu Graduate Program in Education and History of the Midwest State University (Unicentro). Research in Historical Education takes as its object of investigation the processes of historical learning in the school environment and approaching this phenomenon by surveying the historical ideas (substantive and second order) of students and teachers; analyzing them with the resources of theory and philosophy of History. The inventoried researches reveal movements of the investigations based on the principles of the Historical Education and indicate intrinsic relation with the processes of schooling.

El artículo presenta un balance de disertaciones que discuten el aprendizaje histórico desde la perspectiva de la Educación Histórica producida por el Programa de Posgrado en Educación Stricto Sensu de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) y en los programas de Posgrado en Educación e Historia Stricto Sensu de la Universidad Estatal del Medio Oeste (Unicentro). Las Investigaciones en Educación Histórica toman como objeto de investigación los procesos de aprendizaje histórico en el entorno escolar, se acercan a este fenómeno por medio del listado de las ideas históricas (sustantivas y de segundo orden) de estudiantes y profesores y las analizan con los recursos de la teoría y filosofía de la Historia. Las investigaciones inventariadas revelan movimientos de las investigaciones basadas en los principios de la Educación Histórica e indican una relación intrínseca con los procesos de escolarización
Keywords: Educação Histórica
Formação de professores
Pesquisa
Historical Education
Teacher training
Research
Educación histórica
Formación de profesores
Investigación
Citation: GERMINARI, Geyso Dongley; URBAN, Ana Claudia. Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-22. 2020. https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22375. Acesso em: 2021-10-05
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22375
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.