Leitura: Teoria & Prática Collection home page

Logo
A revista Leitura: Teoria & Prática é um periódico quadrimestral que tem hoje mais de 33 anos de tradição. Sua primeira edição é de novembro de 1982. Única publicação brasileira específica da área da leitura, atualmente é editada pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), que distribui a versão impressa para seus associados e a disponibiliza para venda em sua Livraria Virtual. Compõe-se de textos inéditos, em português e espanhol, escritos por pesquisadores, professores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, e profissionais da educação básica. Aceita também artigos em inglês, que são traduzidos para publicação. Apresenta qualidade acadêmica relevante, estando classificada no Qualis Periódicos (CAPES) como B1 em Educação e B2 em Letras/Linguística; integra o processo de formação inicial e continuada de professores; e tem subsidiado a produção de políticas públicas ligadas ao livro e à leitura.

Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 148
Issue DateTitleAuthor(s)
2010Odisseu e o silêncio das sereias: da virtude guerreira à virtude políticaHERNANDES, Paulo Romualdo
2010Teatro e educação: da imersão no texto à imersão de subjetividade nos subtextosPIZARRO, Dione
2010Leitura, escrita e livro: determinantes de práticas culturais e desenvoltura socialBARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano; BOLDARINE, Rosaria de Fatima
2010Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicadaGOMES-SANTOS, Sandoval Nonato
2010Possibilidades de leitura na escola: o olhar de professores de diferentes disciplinas das séries finais do ensino fundamentalSILVA, Maria Vitória da; OLIVEIRA, Rosa Martia Moraes Anunciato de
2010A imagem da diferença: um estudo sobre a ilustração na literatura infantil contemporâneaKIRCHOF, Edgar Roberto; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel
2010Literatura juvenil contemporânea: dilemas da pluralidade culturalROSITO, Valeria
2010Audiolivro: um suporte para a educação literáriaSOUZA, Maria Salete Daros de; CELVA, Rubia Aparecida; HELVADJIAN, Vanessa
2010Cartografias da ditadura e sua moralidade: os seres que aprendemos a ser, de Dinamara Garcia Feldens. Maceió: Edufal, 2008SCARELI, Giovana
2010O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): "O mundo é muito difícil"VIEIRA, Luciene Cerdas Vieira; GUARNIERI, Maria Regina
2010Práticas de letramento cotidianas e escolares: confrontos na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultasSIMÕES, Fernanda Maurício; FONSECA, Maria da Conceição Reis
2010Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leituraGARCIA, Pedro Benjamin
2010Leituras escolares do século XX: a representação do femininoPINHEIRO, Alexandra Santos
2010Apontamentos sobre bibliotecas de escolas públicas do Oeste PaulistaZANCHETTA JUNIOR, Juvenal
2010Ler o discurso político: sons e imagensa na produção da verdade em pronunciamentos eleitoraisPIOVEZANI, Carlos
2010Como representar onomatopeias? Um estudo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos escritas por alunos do 2o ano do ensino fundamentalSANTOS, Janayna Paula Lima de Souza; CALIL, Eduardo
2010Enseñanza de la literatura: de teorías y lecturasCUESTA, Carolina
2010Para cada obra, muitas histórias: uma obra infantil e seus entornos e contornosTOZZI, Juliana Bernardes
2010Notas sobre máquinas de ler, escrever e praticar hipertextualidadesRIBEIRO, Ana Elisa
2010Leitura, do consumo ao diálogoGOTO, Roberto
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 148