Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4347
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | LIRA, Aliandra Cristina Mesomo MACHADO, Leandra Souza |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-2945-464X https://orcid.org/0000-0001-8184-3584 |
Title: | Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
metadata.dc.terms.title: | Linhas Críticas |
metadata.dc.terms.source: | Brasília 25 jan./dez. |
metadata.dc.format.medium: | e26433 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 1981-0431 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O artigo tem como objetivo problematizar a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos de idade, proposta pela Lei 12.796, e compreender qual a percepção dos pais com relação aos encaminhamentos envoltos no cumprimento da lei. A pesquisa é de cunho qualitativo, partindo de referencial teórico e análise documental, e entrevistas com os responsáveis pelas crianças matriculadas na pré-escola. Foi possível reconhecer que a obrigatoriedade não necessariamente significa uma pré-escola de qualidade, e que os responsáveis interpretam a implementação da lei como direito ‘de aprender’ mais cedo, a despeito das condições de atendimento. |
Keywords: | Obrigatoriedade Educação Infantil Família |
Citation: | LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; MACHADO, Leandra Souza. Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. e26433, jan/dez. 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26433. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433. Acesso em: 2021-09-24 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26433 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Linhas Críticas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.