Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4338
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati
SILVA, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5390-5167
https://orcid.org/0000-0002-0058-091X
Title: A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado
metadata.dc.terms.title: Linhas Críticas
metadata.dc.terms.source: Brasília
25
jan./dez.
metadata.dc.format.medium: e24016
Issue Date: 2019
ISSN: 1981-0431
metadata.dc.language: pt
Abstract: A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.
Keywords: Formação de professores
Aprendizagem da docência
Processos e contextos formativos
Citation: PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; SILVA, Ivone Maria Mendes. A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. e24016, jan/dez. 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24016. Acesso em: 2021-09-24
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24016
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Linhas Críticas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.