Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4277
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MARINHO, Paulo
FREITAS, Marinaide
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4898-2982
https://orcid.org/0000-0003-3659-4165
Title: A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores
metadata.dc.terms.title: Linhas Críticas
metadata.dc.terms.source: Brasília
24
jan./dez.
metadata.dc.format.medium: e19717
Issue Date: 2018
ISSN: 1981-0431
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica - êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re)produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.
Keywords: Cultura escola
Cultura Profissional Docente
Individualismo
Colaboração
Citation: MARINHO, Paulo; FREITAS, Marinaide. A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e19717, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19717. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19717. Acesso em: 2021-09-24
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19717
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19717
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Linhas Críticas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.