Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4276
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | HABOWSKI, Adilson Cristiano CONTE, Elaine |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-5378-7981 https://orcid.org/0000-0002-0204-0757 |
Title: | A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire |
metadata.dc.terms.title: | Linhas Críticas |
metadata.dc.terms.source: | Brasília 24 jan./dez. |
metadata.dc.format.medium: | e19689 |
Issue Date: | 2018 |
ISSN: | 1981-0431 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola. |
Keywords: | Theodor Adorno Paulo Freire Exílio Totalitarismos Educação |
Citation: | HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e19689, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19689. Acesso em: 2021-09-24 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19689 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Linhas Críticas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.