Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4276
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: HABOWSKI, Adilson Cristiano
CONTE, Elaine
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5378-7981
https://orcid.org/0000-0002-0204-0757
Title: A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire
metadata.dc.terms.title: Linhas Críticas
metadata.dc.terms.source: Brasília
24
jan./dez.
metadata.dc.format.medium: e19689
Issue Date: 2018
ISSN: 1981-0431
metadata.dc.language: pt
Abstract: O ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola.
Keywords: Theodor Adorno
Paulo Freire
Exílio
Totalitarismos
Educação
Citation: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e19689, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19689. Acesso em: 2021-09-24
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19689
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Linhas Críticas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.