Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4272
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | HABOWSKI, Adilson Cristiano CONTE, Elaine |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-5378-7981 https://orcid.org/0000-0002-0204-0757 |
Title: | Cultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafios |
metadata.dc.terms.title: | Linhas Críticas |
metadata.dc.terms.source: | Brasília 24 jan./dez. |
metadata.dc.format.medium: | e18993 |
Issue Date: | 2018 |
ISSN: | 1981-0431 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O ensaio problematiza a crise da autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. As hiperconexões digitais exigem o reconhecimento recíproco e interdependente para fazer valer a autoridade pedagógica, como condição de possibilidade à expressão e à reeducação tecnológica, criando formas de liberdade cooperativa na autoridade que pode trazer a novidade reflexiva e plural de sentido pedagógico. Nesse cenário, os professores precisam compreender e incorporar as novas linguagens digitais à reeducação das informações, criando vínculos formativos e de cooperação, para fazer valer a autoridade e as interrelações dos conhecimentos na cultura digital. Os caminhos percorridos indicam a necessidade de ações reconstrutivas de acesso às tecnologias e de estabelecer relações entre os conhecimentos, mobilizando um processo de interpretação acerca do impacto desagregador da cultura digital para recuperar a autoridade pedagógica enraizada historicamente, visto que sem autoridade não se constrói uma educação crítica. |
Keywords: | Cultura digital Autoridade pedagógica Educação |
Citation: | HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Cultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafios. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e18993, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/18993. Acesso em: 2021-09-24 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/18993 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Linhas Críticas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.