Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4272
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: HABOWSKI, Adilson Cristiano
CONTE, Elaine
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5378-7981
https://orcid.org/0000-0002-0204-0757
Title: Cultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafios
metadata.dc.terms.title: Linhas Críticas
metadata.dc.terms.source: Brasília
24
jan./dez.
metadata.dc.format.medium: e18993
Issue Date: 2018
ISSN: 1981-0431
metadata.dc.language: pt
Abstract: O ensaio problematiza a crise da autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. As hiperconexões digitais exigem o reconhecimento recíproco e interdependente para fazer valer a autoridade pedagógica, como condição de possibilidade à expressão e à reeducação tecnológica, criando formas de liberdade cooperativa na autoridade que pode trazer a novidade reflexiva e plural de sentido pedagógico. Nesse cenário, os professores precisam compreender e incorporar as novas linguagens digitais à reeducação das informações, criando vínculos formativos e de cooperação, para fazer valer a autoridade e as interrelações dos conhecimentos na cultura digital. Os caminhos percorridos indicam a necessidade de ações reconstrutivas de acesso às tecnologias e de estabelecer relações entre os conhecimentos, mobilizando um processo de interpretação acerca do impacto desagregador da cultura digital para recuperar a autoridade pedagógica enraizada historicamente, visto que sem autoridade não se constrói uma educação crítica.
Keywords: Cultura digital
Autoridade pedagógica
Educação
Citation: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Cultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafios. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e18993, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/18993. Acesso em: 2021-09-24
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/18993
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Linhas Críticas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.