Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4127
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: WILL, Luana Caroline Reina
PACÍFICO, Marsiel
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-0071-3241
https://orcid.org/0000-0002-2013-2073
Title: O espaço da formação em Pedagogia Hospitalar nos cursos de Pedagogia nas Universidades Públicas Estaduais do Paraná
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
16
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 527-541
Issue Date: 2020
ISSN: 1517-7947
metadata.dc.language: pt
en
Abstract: O presente trabalho tem como temática a Pedagogia Hospitalar enquantocampo de atuação do pedagogo.Para tanto,elencamos como problemática a seguinte indagação:a formação ofertada para os profissionais tem acompanhado o crescimento e o desenvolvimento docampo profissional? Tendo como objetivo geral a identificação desta formação no contexto dos cursos de Licenciatura em Pedagogia nas Universidades Públicas Estaduais do Paraná,analisamos as matrizes curriculares dos catorzecursos de pedagogia emsete Universidades Estaduais em busca de espaços curriculares que tratassem dessa formação específica; obtivemos os seguintes resultados: seteuniversidadesnão contemplam, seis contemplam apenas como possibilidade e somente umacita diretamente a formação do pedagogo hospitalar, demonstrandoa necessidade de que haja uma maior preocupação das Universidades com tal formação.

This article has the subject of hospital pedagogy as a field of action for the pedagogue. Therefore, we list the following question as problematic: what formationhave professionals offered to support the growingand development of the professional field? Having as general objective the identification of this formationin the context of the Teaching Degree courses in Pedagogy in the Public Universities of the State of Paraná, we analyzed the curricular matrices ofthe four pedagogy courses inseven State Universities in search of curricular spaces that address this specific formation.We obtained the following results: seven universities do not have it, six have it only as a possibility and only one explicitly mentionsthe formationof the hospital educator. We emphasize the need for universities to be more concerned with their formation.

El presente artículo tiene el tema de la Pedagogía Hospitalaria como un campo de acción para el pedagogo. Por lo tanto, enumeramos la siguiente pregunta como problemática: ¿la capacitación ofrecida a los profesionales ha acompañado el crecimiento y el desarrollo del campo professional? Teniendo como objetivo general la identificación de esta formación en el contexto de los cursos de Grado en Pedagogía en las Universidades Públicas del Estado de Paraná, analizamos las matrices curriculares de los catorce cursos de pedagogía entre las siete Universidades del Estado en busca de espacios curriculares que aborden esta formación específica; obtuvimos los siguientes resultados: siete no contemplan, seis contemplan solo como una posibilidad y solo uno menciona directamente la capacitación del educador del hospital hacemos hincapié en la necesidad de que las universidades se preocupen más por dicha capacitación.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Formação do pedagogo hospitalar
Universidades estaduais do paraná
Pedagogia
Hospitals pedagogy
Formationof the hospital pedagogue
State universities of paraná
Pedagogy
Pedagogía hospitalaria
Capacitación del pedagogo Hospitalario
Universidades estatales del paraná
Pedagogía
Citation: WILL, Luana Caroline Reina; PACÍFICO, Marsiel. O espaço da formação em Pedagogia Hospitalar nos cursos de Pedagogia nas Universidades Públicas Estaduais do Paraná. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 527-541, jul/dez. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13644. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13644. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13644
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13644
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Temas em Educação e Saúde

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.