Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4101
metadata.dc.type: Relatos de Experiência
metadata.dc.creator: FERREIRA, Marcela Santos
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0001-7831-1245
Title: Combater o estigma associado ao sofrimento psíquico: um relato de experiência da educação profissional em saúde
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
16
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 187-200
Issue Date: 2020
ISSN: 2526-3471
metadata.dc.language: pt
en
Abstract: As atitudes estigmatizantes, associadas aos indivíduos em sofrimento psíquico, presentes em estudantes e trabalhadores da área da saúde são reproduzidos no cuidado com a saúde, produzindo adversidades, além daquelas já geradas pelo próprio sofrimento psíquico. Uma forma de combater esse problema social é o investimento da educação profissional em um ensino antiestigmatizante. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência de uma intervenção na disciplina de saúde mental, do curso técnico em enfermagem, constituída peloplanejamento e implementação de uma prática de ensino, voltada para o enfrentamento do estigma. Esta prática mostrou redução do estigma entre alunos técnicos de enfermagem e a mesma esteve relacionada a uma organização da disciplina, com a inclusão de estratégias educacionais que defendam o modelo de atenção psicossocial e que promovam o contato dos estudantes com casos de indivíduos em sofrimento psíquico.

The stigmatizing attitudes, associated with individuals with mental illness, present in students and health workers are reproduced in health care, producing adversities, in addition to those already generated by themental illness itself. One way to combat this social problem is to invest in professional education in anti-stigmatizing education. The objective of this article is to present an experience report of an intervention in the mental health discipline, of thetechnical course in nursing, consisting of the planning and implementation of a teaching practice, aimed at facing the stigma. This practice showed a reduction in stigma among nursing technical students and it was related to an organization of the discipline, with the inclusion of educational strategies that defend the psychosocial care model and that promote students' contact with cases of individuals with mental illness.

Las Actitudes Estigmatizantes asociadas con personas con enfermedades mentales, presentes en estudiantes y profesionales de la salud, se reproducen en la atención salud, causando adversidades, además de las ya generadas por enfermedades mentales. Una forma de combatir este problema social es invertir en educación profesional contra el estigma. El propósito de este artículo es presentar un informe de experiencia de una intervención en la disciplina de salud mental, del curso técnico en enfermería, que consiste en planificar e implementar una práctica docente, con el objetivo de abordar el estigma. Esta práctica mostró una reducción en el estigma entre los estudiantes técnicos de enfermería y estuvo relacionada con la organización de la disciplina, con la inclusión de estrategias educativas que defienden el modelo de atención psicosocial y que promueven el contacto de los estudiantes con casos de personas con enfermedades mentales.
Keywords: Estigma social
Transtornos mentais
Educação
Educação em enfermagem
Social stigma
Mental disorders
Education
Education
Nursing
Estigma social
Transtornos mentales
Educación
Educación em enfermeria
Citation: FERREIRA, Marcela Santos. Combater o estigma associado ao sofrimento psíquico: um relato de experiência da educação profissional em saúde. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 187-200, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13281. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13281. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13281
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13281
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
Appears in Collections:Temas em Educação e Saúde

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.