Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4100
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: ALEXANDRE FILHO, Paulo
MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza
RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-4613-3082
http://orcid.org/0000-0002-1640-0266
http://orcid.org/0000-0002-1552-5702
Title: Por uma prática dialógica contemporânea: Bakhtin e as TDIC na produção escrita
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
16
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 173-186
Issue Date: 2020
ISSN: 2526-3471
metadata.dc.language: pt
en
Abstract: O artigo em questão tem como objetivo propor uma sequência metodológica, envolvendo a produção escrita atrelada à perspectiva dialógica de Bakhtin na contemporaneidade. Para tanto, contará com as TDIC e suas múltiplas possibilidades de uso na época atual.Dessa forma, o contexto de reflexão será explorado sincronicamente tendo como parâmetro a publicação da BNCC (2018) e o atual momento da educação brasileira para fins de confronto, reflexão e proposição. Logo, busca-se atrelar a teoria dos gêneros discursivos às TDIC, ressaltando as necessidades de incorporar tais recursos em situações pedagógicas, sem perder de vista, o texto enquanto unidade básica de ensino, dotado de ideologia e com intencionalidade.

This article aims at proposing a didactic sequence involving written production linked to the Bakhtin dialogical perspective in contemporaneity. For this purpose, it will count on the DICTs and their multiple possibilities of use in the current era. Therefore, the reflection context will be explored synchronically, taking the BNCC as a parameter and the current situation of the Brazilianeducation for confrontation, reflection and proposition. Therefore, it aims at linking the discursive theory of genres to DICTs, emphasizing the need to incorporate this resource in pedagogical situations, without losing sight of the text as a basic unit of education, endowed with ideology and intentionality.

El artículo en cuestión tiene como objetivo proponer una secuencia metodológica, que implica la producción escrita vinculada a la perspectiva dialógica de Bakhtin en los tiempos contemporáneos. Para eso, contará con TDIC y sus múltiples posibilidades de uso en el momento actual. De esta manera, el contexto de reflexión se explorará de forma sincronizada con la publicación del BNCC (2018) y el momento actual de la educación brasileña con el propósito de confrontar, reflexionar y proponer como parámetro. Por lo tanto, el objetivo es vincular la teoría de los géneros discursivos con el TDIC, enfatizando la necesidad de incorporar dichos recursos en situaciones pedagógicas, sin perder de vista el texto como una unidad de enseñanza básica, dotada de ideología e intencionalidad.
Keywords: TDIC
Dialogismo
Produção escrita
DICTs
Dialogism
Writing production
TDIC
Dialogismo
Producción escrita
Citation: ALEXANDRE FILHO, Paulo; MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Por uma prática dialógica contemporânea: Bakhtin e as TDIC na produção escrita. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 173-186, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13922. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13922. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13922
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13922
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Temas em Educação e Saúde

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.