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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: HABOWSKI, Adilson Cristiano
CONTE, Elaine
JACOBI, Daniel Felipe
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-5378-7981
http://orcid.org/0000-0002-0204-0757
Title: Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade
metadata.dc.terms.title: DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
20
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 65-79
Issue Date: 2018
ISSN: 2594-8385
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente. A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado com as possibilidades da diversidade e da pluralidade.

This essay aims to promote a dialogue with sexual diversity in education, placing as challenge the construction of a culture open to multiple languages and differences, as a way to reduce prejudice, discrimination and learn with multiplicity in school. Based on the philosophy of Emmanuel Lévinas, we are provoked to learn fromeach other, towards the formation of a collective intelligence that promotes life and qualifies social and diverse knowledge, going beyond the repetition of historically constituted gender identities. The complexity of the task implies recognizing the other by means of actions that allow the emergence of biased immobilism, reconstructing pedagogical practices that express the richness of identities through cultural dialogue rethought with the possibilities of diversity and plurality.

El presente ensayo, de base hermenéutica, pretende promover un diálogo con la diversidad sexual en la educación, planteando como desafío la construcción de una cultura abierta a los múltiples lenguajes y las diferencias, como forma de reducir prejuicios, discriminacionesy aprender de la multiplicidad en la escuela. Alentados en la filosofía de Emmanuel Lévinas, estamos provocados a aprender con el otro, hacia la formación de una inteligencia colectiva que promueve la vida y califique el saber social y diverso, yendo más allá de la repetición de identidades de género constituidas históricamente. La complejidad de la tarea implica reconocer al otro por medio de acciones que permitan salir del inmovilismo preconcebido, reconstruyendo prácticas pedagógicas que expresen la riqueza de las identidades por el diálogo cultural repensado con las posibilidades de la diversidad y de la pluralidad.
Keywords: Alteridade
Educação
Diversidade sexual
Otherness
Education
Sexual diversity
Otredad
Educación
Diversidad sexual
Citation: HABOWSKI, Adilson Cristiano ; CONTE, Elaine ; JACOBI, Daniel Felipe. Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 65-79, jan/jun. 2018. https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11273. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11273
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

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