Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4071
metadata.dc.type: Edição Temática
metadata.dc.creator: CALDERAN, Andréa
GOMES, Luiz Roberto
Title: Teoria crítica e infância: a caracterização do conceito no contexto de expropriação das experiências formativas
metadata.dc.terms.title: DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
19
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 270-282
Issue Date: 2017
ISSN: 2594-8385
metadata.dc.language: pt
Abstract: O artigo aborda o conceito de infância na perspectiva dos autores da Teoria Crítica. O objetivo foi compreender a criança e a infância a partir das possibilidades de experiências formativas. O estudo pautou-se, principalmente, nos escritos de Adorno e Horkheimer, Walter Benjamin e Giorgio Agamben. Trata-se de um conjunto de reflexões que procuram analisar o processo de expropriação da experiência, no contexto da indústria cultural e da sociedade de consumo. A educação voltada à emancipação não pode prescindir da capacidade de realização de experiências contidas no universo da infância, como criança, ou como potencialidade humana capaz de produzir cultura.

The article discusses the concept of childhood from the perspective of the authors of Critical Theory. The goal was to understand the child and childhood from the possibilities of formative experiences. The study was based mainly on the writings of Adorno and Horkheimer, Walter Benjamin and Giorgio Agamben. This is a set of reflections that seek to analyze the process of expropriation of experience in the context of the cultural industry and consumer society. The education focused on emancipation can not do without the realization capacity of experience contained in childhood universe as a child, or as a human potential capable of producing culture.

El artículo aborda el concepto de infancia desde la perspectiva de los autores de Teoría crítica. El objetivo fue comprender al niño y la infancia desde las posibilidades de las experiencias formativas. El estudio se basó principalmente en los escritos de Adorno y Horkheimer, Walter Benjamin y Giorgio Agamben. Es un conjunto de reflexiones que buscan analizar el proceso de expropiación de la experiencia, en el contexto de la industria cultural y la sociedad de consumo. La educación orientada a la emancipación no puede prescindir de la capacidad de llevar a cabo experiencias contenidas en el universo de la infancia, como niño o como potencial humano capaz de producir cultura.
Keywords: Teoria crítica
Infância
Expropriação da experiência
Educação
Critical theory
Childhood
Expropriation experience
Education
Teoría crítica
Infancia
Expropiación de experiencia
Educación
Citation: CALDERAN, Andréa ; GOMES, Luiz Roberto. Teoria crítica e infância: a caracterização do conceito no contexto de expropriação das experiências formativas. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 270-282, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10921. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10921. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10921
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10921
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.