Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4042
metadata.dc.type: Apresentação
metadata.dc.creator: ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria
SALOMÃO, Ana Cristina Biondo
Title: Apresentação
metadata.dc.terms.title: Revista EntreLínguas
metadata.dc.terms.source: Araraquara
2
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 157-162
Issue Date: 2016
ISSN: 2447-3529
metadata.dc.language: pt
Abstract: Diante do cenário das sociedades contemporâneas, no qual a ampliação de fronteiras e o redimensionamento de tempo e espaço trazem grandes mudanças para as relações interpessoais e com o conhecimento, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ocupam papel de destaque, ao impulsionar questionamentos, desencadear reflexões, alterar relações e reconfigurar ações e papéis. Em estudos do campo das Ciências Humanas, como na Sociologia, Antrolopogia e na Educação, cresce o enfoque nas novas modalidades de comunicação e nos processos de ensino e de aprendizagem na atualidade, em uma tentativa de compreender melhor os impactos ocasionados pela relação homem-máquina nas novas formas de agir, pensar e de se relacionar. A célebre frase atribuída a McLuhan1 em 1967, “O homem cria as ferramentas; as ferramentas recriam o homem”2, nos parece hoje ainda mais atual, na medida em que, a partir do frequente uso de novos recursos digitais, estamos tendo que repensar algumas práticas sociais, atuações profissionais e relações humanas.

Faced with the scenario of contemporary societies, in which the expansion of borders and the resizing of time and space bring major changes to interpersonal relationships and with knowledge, Digital Information and Communication Technologies (TDICs) play a prominent role, by promoting questions , trigger reflections, change relationships and reconfigure actions and roles. In studies in the field of Human Sciences, such as in Sociology, Anthropology and in Education, the focus is growing on new communication modalities and on teaching and learning processes today, in an attempt to better understand the impacts caused by the human-machine relationship in new ways of acting, thinking and relating. The famous phrase attributed to McLuhan1 in 1967, “Man creates the tools; the tools recreate man”2, it seems to us even more current today, as, from the frequent use of new digital resources, we are having to rethink some social practices, professional activities and human relationships.

Frente al escenario de las sociedades contemporáneas, en las que la expansión de las fronteras y el redimensionamiento del tiempo y el espacio traen grandes cambios en las relaciones interpersonales y con el conocimiento, las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digitales (TDIC) juegan un papel destacado, al promover interrogantes, desencadenar reflexiones , cambiar relaciones y reconfigurar acciones y roles. En estudios en el campo de las Ciencias Humanas, como en Sociología, Antropología y en Educación, el enfoque está creciendo en las nuevas modalidades de comunicación y en los procesos de enseñanza y aprendizaje en la actualidad, en un intento por comprender mejor los impactos causados ​​por la relación hombre-máquina. en nuevas formas de actuar, pensar y relacionarse. La famosa frase atribuida a McLuhan1 en 1967, “El hombre crea herramientas; las herramientas recrean al hombre ”2, nos parece aún más actual en la actualidad, ya que, a partir del uso frecuente de nuevos recursos digitales, estamos teniendo que repensar algunas prácticas sociales, actividades profesionales y relaciones humanas.
Keywords: Apresentação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Presentation
Digital information and communication technologies
Presentación
Tecnologías digitales de la información y la comunicación
Citation: ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria ; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. Apresentação. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 157-162, jul/dez. 2016. https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8997. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8997
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8997
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista EntreLínguas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.