Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4030
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: ZIMANYI, Krisztina
Title: Caminhos para o ensino de tradução na aula de língua estrangeira: uma proposta para a tradução audiovisual de Coraline em aulas de inglês como LE/ESOL
metadata.dc.terms.title: Revista EntreLínguas
metadata.dc.terms.source: Araraquara
3
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 336-351
Issue Date: 2017
ISSN: 2447-3529
metadata.dc.language: en
Abstract: Apesar de seu status como “metodologia non grata” no ensino de línguas estrangeiras, a tradução tem muito que oferecer nas aulas de uma segunda língua. Neste artigo, argumenta-se que é possível reintroduzir a tradução no currículo do ensino de inglês como segunda língua ou língua estrangeira, pela reconsideração de conceitos pertinentes, que incluem tanto a fonte como o produto da tradução como um enfoque pós-método em vez de uma metodologia exclusiva do ensino de línguas estrangeiras. Por meio de uma série de atividades baseadas na novela Coraline, de Neil Gaiman, também se promove o papel do professor como motivador e animador dos alunos, como chave ao usar a tradução no ensino de uma segunda língua ou língua estrangeira.

Despite its “metodologia non-grata”status in language teaching, translation has a lot to offer in the second language classroom. This article argues that a reconsideration of pertinent concepts, such as the source and product of the translation, as well as a post-method rather than an exclusivist approach to language teaching, can provide a gateway to re-introducing translation in the EFL/ESL curriculum. Through a series of activities based on Neil Gaiman’s Coraline, it also makes a case for the teacher’s role in motivating the student as the key to using translation in teaching a foreign or second language.

A pesar de su estatus como “metodología no grata” en la enseñanza de lenguas extranjeras, la traducción tiene mucho que ofrecer en la clase de la segunda lengua. En este artículo, se argumenta quese puede reintroducir la traducción en el currículo de le enseñanza de inglés como segunda lengua o lengua extranjera, tras la reconsideración de conceptos pertinentes que incluyen tanto la fuente y el producto de traducción como un enfoque post-metodología en vez de un método exclusivista de la enseñanza de lenguas extranjeras. A través de una serie de actividades basadas en la novela Coralinede Neil Gaiman, también se promueve el rol del maestro como motivador y animador delos alumnos como clave al usar la traducción en la enseñanza de una segunda lengua o lengua extranjera.
Keywords: Ensino de inglês como língua estrangeira
Tradução audiovisual
Pós-método
Motivação
Coraline
EFL/ESO
Audiovisual translation
Post-method
Motivation
Coraline
Enseñanza de inglés como lengua extranjera
Traducción audiovisual
Post-método
Motivación
Coraline
Citation: ZIMANYI, Krisztina. Caminhos para o ensino de tradução na aula de língua estrangeira: uma proposta para a tradução audiovisual de Coraline em aulas de inglês como LE/ESOL. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 336-351, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.29051/rel.v3.n2.2017.9427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9427. Acesso em: 2021-09-08
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.29051/rel.v3.n2.2017.9427
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9427
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista EntreLínguas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.