Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3990
metadata.dc.type: Educação
metadata.dc.creator: PIRES, Pierre André Garcia
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-2408-876X
Title: A importância da escola como local ideal para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ocidental
metadata.dc.terms.title: Travessias
metadata.dc.terms.source: Cascavel, PR
13
1
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 173-188
Issue Date: 2019
ISSN: 1982-5935
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo descrever um estudo sobre a trajetória da história de vida dos acadêmicos do curso Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC, polo município de Feijó, no estado do Acre. A proposta parte da necessidade dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR concluírem seu curso com a apresentação do trabalho de conclusão de curso-TCC. Diante disso, foram traçados, também, os seguintes objetivos específicos: (I) identificar as formas de contribuição da escola para a formação do sujeito e (II) analisar o processo de ascensão social por meio da escola. Este trabalho traz uma reflexão acerca da prática docente, dessa forma, abrindo caminho para que outros profissionais vejam a importância dessa metodologia. Assim, tal análise reflexiva discute: (i) trajetória de formação escolar, (ii) inserção na docência, (iii) experiências e prática na docência e (iv) processo de desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste na pesquisa qualitativa construída a partir dos relatos autobiográficos dos sujeitos. Diante disso, neste estudo são apresentados reflexões, discussões e “desabafos” sobre as histórias de vidas dos autores, confirmando a importância da escola como fator decisivo e emancipatório para a formação e ascensão social dos sujeitos. Para empreender tal reflexão, temos como aporte teórico: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues e Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimenta (2007); Ludke e Boing (2004); Veiga (2010); Imbernón (2016).

This paper aims to describe a study on the trajectory of the life history of academics in the Pedagogy course at the Federal University of Acre/UFAC, in the municipality of Feijó, in the state of Acre. The proposal is based on the need for academics in the Pedagogy course of the Basic Education Teacher Training Program - PARFOR to complete their course with the presentation of their final course work - TCC. Therefore, the following specific objectives were also outlined: (I) identify the ways in which the school contributes to the formation of the subject and (II) analyze the process of social ascension through the school. This work brings a reflection about the teaching practice, thus, opening the way for other professionals to see the importance of this methodology. Thus, such reflective analysis discusses: (i) school education trajectory, (ii) insertion in teaching, (iii) experiences and practice in teaching and (iv) professional development process, enabling the construction of a professional capable of dealing with the existing difficulties in the educational area. The methodology used for the development of the work consists of qualitative research built from the subjects' autobiographical reports. Therefore, this study presents reflections, discussions and “outbursts” about the authors' life stories, confirming the importance of the school as a decisive and emancipatory factor for the formation and social ascension of the subjects. To undertake such reflection, we have as theoretical support: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues and Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pepper (2007); Ludke and Boing (2004); Veiga (2010); Imbernon (2016).

Este artículo tiene como objetivo describir un estudio sobre la trayectoria de la historia de vida de los académicos en el curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Acre / UFAC, en el municipio de Feijó, en el estado de Acre. La propuesta se basa en la necesidad de que los académicos del curso de Pedagogía del Programa de Formación Docente de Educación Básica - PARFOR completen su curso con la presentación de su trabajo final de curso - TCC. Por tanto, también se delinearon los siguientes objetivos específicos: (I) identificar las formas en que la escuela contribuye a la formación del sujeto y (II) analizar el proceso de ascenso social a través de la escuela. Este trabajo trae una reflexión sobre la práctica docente, abriendo así el camino para que otros profesionales vean la importancia de esta metodología. Así, dicho análisis reflexivo discute: (i) trayectoria educativa escolar, (ii) inserción en la docencia, (iii) experiencias y práctica en la docencia y (iv) proceso de desarrollo profesional, posibilitando la construcción de un profesional capaz de afrontar las dificultades existentes. en el área educativa. La metodología utilizada para el desarrollo del trabajo consiste en una investigación cualitativa construida a partir de los informes autobiográficos de los sujetos. Por tanto, este estudio presenta reflexiones, discusiones y “arrebatos” sobre las historias de vida de los autores, confirmando la importancia de la escuela como factor decisivo y emancipador para la formación y ascensión social de los sujetos. Para emprender tal reflexión, tenemos como soporte teórico: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues y Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimienta (2007); Ludke y Boing (2004); Veiga (2010); Imbernon (2016).
Keywords: Histórias de vida
Formação docente
Programa de formação de professores
Inserção na docência
Life stories
Teacher training
Teacher training program
Insertion in teaching
Historias de vida
Formación de profesores
Programa de formación de profesores
Inserción en la docencia
Citation: PIRES, Pierre André Garcia. A importância da escola como local ideal para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ocidental. Travessias, Cascavel, PR, v. 13, n. 1, p. 173-188, jan/abr. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21515. Acesso em: 2021-08-20
metadata.dc.identifier.url: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21515
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Travessias

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.