Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3903
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos
SIMOES, Antonio Carlos
Title: Desafios do ensino superior em educação física: considerações sobre a política de avaliação de cursos
metadata.dc.terms.title: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
16
59
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 259-274
Issue Date: 2008
ISSN: 1809-4465
metadata.dc.language: pt
Abstract: The growth of higher education in Brazil presents significant numbers, especially by the participation of the private sector. The graduate courses of Physical Education integrate this context when presenting approximately a four hundred percent (400%) of growth. In this direction the biggest challenge is to adjust offers to the maintenance of the quality. As in other areas the solution it has been the governmental regulation through processes of evaluation of institutions, courses and students. However, in this period the area itself suffered great transformations as the professional regulation, the sprouting of new areas of performance, the creation of the Physical Education Council and finally changes in the national curricular guidelines that still presents a lack of definitions. In this scene of huge transformation, the governmental evaluation to give license of new courses and renewal the license for the existing courses, already needs to be analyzed carefully through of an extensive process of dialogue between all the involved ones in the courses of graduation in Physical Education.

El crecimiento de la educacion superior en el Brasil presenta números significativos, especialmente en razon de la participacion del sector privado. Los cursos de graduacion en Educacion Fisica integran este contexto al presentar aproximadamente cuatrocientos por ciento (400%) en el crecimiento de 1991 a 2004. En este sentido el desafio mas grande es ajustar ofertas al mantenimiento de la calidad. Como en otras areas la solucion unida ha sido la regulacion gubernamental con procesos de la evaluacion de instituciones, de cursos y de alumnos. Sin embargo, en este periodo el area de la Educacion Fisica sufrio grandes transformaciones como la regulacion de la profesion, el brote de nuevas areas del funcionamiento, la creacion del Consejo de la Educacion Fisica y finalmente cambios en las propias directrices curriculares nacionales, que todavia carecen de algunas definiciones. En esta escena de grande transformacion de la evaluacion gubernamental para acreditacion de nuevos cursos y la renovacion de la acreditacion de los cursos existentes necesita ser analizada cuidadosamente por un proceso extenso de dialogo con todos los implicados en los cursos de graduacion en Educacion Fisica.

O crescimento do ensino superior no Brasil apresenta números significativos, especialmente pela participação do setor privado. Os cursos de graduação em Educação Física integram este contexto ao apresentar um crescimento de aproximadamente quatrocentos por cento (400%) de 1991 a 2004. Neste sentido o maior desafio é ajustar a oferta à manutenção da qualidade. Como em outras áreas a solução encontrada tem sido a regulação governamental através de processos de avaliação de instituições, cursos e alunos. Contudo, neste período a própria área sofreu grandes transformações como a regulamentação da profissão, o surgimento de novas áreas de atuação, a criação dos conselhos de Educação Física e finalmente mudanças nas próprias diretrizes curriculares nacionais, que ainda apresentam algumas indefinições. Neste cenário de ampla transformação a avaliação governamental para credenciamento de novos cursos e renovação de credenciamento dos cursos já existentes precisa ser analisado cuidadosamente através de um extenso processo de diálogo entre todos os envolvidos nos cursos de graduação em Educação Física.
Keywords: Higher education
Physical Education
Evaluation
Educational policies
Educacion superior
Educacion Fisica
Evaluacion
Politicas educativas
Educação superior
Educação física
Avaliação
Políticas educacionais
Citation: SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos; SIMOES, Antonio Carlos. Desafios do ensino superior em educação física: considerações sobre a política de avaliação de cursos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.16, n. 59, p. 259-274, abr./jun. 2008. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/546. Acesso: 2021-08-17
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/546
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.