Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3896
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | CASTRO, Claudio de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T20:28:02Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17T20:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Claudio de Moura. O ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.16, n. 58, p. 113-124, jan./mar. 2008. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/554. Acesso: 2021-08-17 | - |
dc.identifier.issn | 1809-4465 | - |
dc.identifier.uri | http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3896 | - |
dc.description.abstract | High School is the meeting point of big contradictions in Brazilian education system because it plays a lot of roles. We can say that it is a level in permanent crises. The major problem of high school is in having to prepare half of its students to work and the other half to higher education. These two things differ a lot from each other; since there's a big distance between values and functional attitudes concerning both. High school inherits all the problems from the primary school and add them new model in the world. There is no alternate route between schools with different faces (European model); and there isn't any possibility of taking different paths in the same school either (American model). There is a wide debate on the solution to our high school system. Some of the big lines can be suggested, principally because they deal with mistakes which corrections are necessary. But, soon, however, it will be necessary to have enough courage to solve the problem concerning the unique system, which in theory, offers the same school to everybody, but in fact, it doesn't offer anything, even a good education. Besides that, it still discriminates the poor people. Only Brazil has this system. Only Brazil pays the price for this impossible utopia. | en_US |
dc.description.abstract | La enseñanza secundaria, punto de encuentro de las muchas contradicciones de la enseñanza brasileña, tiene tareas demasiadas. Se puede decir que es un nivel en crisis permanente. El dilema mas grave del curso medio esta entre preparar la mitad de los alumnos para el trabajo y la otra mitad para el superior. Son cosas dispares, con grandes distancias entre valores y actitudes funcionales en cada una de las opciones. La enseñanza de grado medio hereda todos los problemas de cualidad de la enseñanza primaria y soma a ellos un modelo inedito en el mundo: no hay caminos alternativos ni entre escuelas con perfiles diferentes (modelo europeo) ni la posibilidad de trillar trayectorias divergentes dentro de la misma escuela (modelo americano). Hay amplio debate sobre las múltiplas salidas para la nuestra enseñanza de grado medio. Algunas grandes lineas pueden ser sugeridas, justamente por lidiaren con errores flagrantes, cuya correccion se hace necesaria. Pero, mas temprano o mas tarde, sera preciso tener el coraje para resolver el problema de un sistema único que, en la teoria, ofrece la misma escuela para todos y, en la practica, no ofrece nada para nadie, ni una enseñanza que preste. Ademas, aún, discrimina los mas pobres. Solo Brasil presenta ese sistema. Solo Brasil paga el precio de esa utopia imposible. | es_ES |
dc.description.abstract | Este artigo discute as principais descobertas e conclusões de minha pesquisa de campo avaliando a reforma escolar no estado da Bahia. A coleta de dados foi feita durante duas viagens exploratórias a Salvador, capital de estado, em 2001 e em 2005. A reforma educacional baiana ("Educar para Vencer"), iniciada pelo governo do estado em 1999 e financiada em grande parte pelo Banco Mundial, alcançou algumas metas muito significativas, a mais importante sendo a expansão do sistema de educação de segundo grau e a ampliação do acesso à educação primária em áreas onde tal acesso era longe de universal. Minha pesquisa também aponta para algumas falhas desta reforma, em particular referente à situação de afro-brasileiros. Racismo estrutural é uma das causas mais indicativas desta falha. Racismo estrutural na Bahia reduz as expectativas de professores e diretores do potencial acadêmico de afro-brasileiros pobres; isto amplia o abismo entre estudantes e diretores, contribuindo para uma alienação mútua destes dois grupos e põe em perigo a criação de alianças estratégicas e sinergias dentro de escolas; o racismo ainda aliena escolas dos seus bairros, obstruindo um envolvimento significativo da comunidade na gestão da escola. Finalmente, o reconhecimento baixo que professores públicos recebem da sociedade como um todo, refletido por baixos salários, e uma falta geral de estruturas institucionais de incentivos capazes de recompensar desempenhos excelentes e sancionar desempenhos deficientes transformou a educação pública baiana num sistema desesperado, onde as motivações de professores e estudantes são sistematicamente negadas e suas esperanças frustradas. | pt_BR |
dc.format.medium | 113-124 | - |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.subject | High School | en_US |
dc.subject | Higher education | en_US |
dc.subject | Professional formation | en_US |
dc.subject | Unique system | en_US |
dc.subject | Fixation of values | en_US |
dc.subject | Enseñanza media | es_ES |
dc.subject | Enseñanza superior | es_ES |
dc.subject | Formacion profesional | es_ES |
dc.subject | Sistema único | es_ES |
dc.subject | Fijacion de valore | es_ES |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Sistema único | pt_BR |
dc.subject | Fixação de valores | pt_BR |
dc.subject.classification | Nível técnico | - |
dc.title | O ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocos | - |
dc.type | Página Aberta 1 | - |
dc.terms.source | Rio de Janeiro | - |
dc.terms.source | 16 | - |
dc.terms.source | 58 | - |
dc.terms.source | jan./mar. | - |
dc.identifier.url | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/554 | - |
dc.terms.title | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | - |
Appears in Collections: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.