Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3892
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: REIFSCHNEIDER, Marina Becker
Title: Considerações sobre avaliação de desempenho
metadata.dc.terms.title: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
16
58
jan./mar.
metadata.dc.format.medium: 47-58
Issue Date: 2008
ISSN: 1809-4465
metadata.dc.language: pt
Abstract: The purpose of this article is to offer a comprehensive view of the performance evaluation process: meaning, barriers to implementation and effectiveness, benefits, problems, approaches, practices, and essential components, focusing on teachers' evaluation. Emphasis is given to the development of performance indicators. Finally, an evaluation proposal which takes into consideration the topics discussed is presented, delineating the main phases and participants of the process. We expect this article shows that this process, which is essential to the institutional health and to the quality of its services and products, should be participative, dynamic, and open to constant revisions (reviews).

El objetivo de este artículo es ofrecer una vision general del proceso de evaluacion de desempeño: lo que significa, obstaculos en su implementacion y efectividad, beneficios, problemas, abordajes, practicas y componentes esenciales, con enfoque especial en la evaluacion de profesores. Se da enfasis al desarrollo de indicadores de desempeño. Al final se presenta una propuesta de evaluacion que considera los topicos discutidos identificando las principales fases y participantes del proceso. Se espera demostrar que este proceso, esencial para la salud institucional y para la calidad de su servicio e producto, debe ser participativo, dinamico y sujeto a constantes revisiones.

O objetivo deste artigo é oferecer uma visão geral do processo de avaliação de desempenho: significado, obstáculos a implementação e efetividade, benefícios, problemas, abordagens, práticas e componentes essenciais, com foco especial na avaliação de professores. Ênfase é dada ao desenvolvimento de indicadores de desempenho. Para finalizar é apresentada uma proposta de avaliação que leva em consideração os tópicos discutidos, delineando as principais fases e participantes do processo. Espera-se demonstrar que esse processo, essencial para a saúde institucional e para a qualidade de seu serviço e produto, deve ser participativo, dinâmico e sujeito a constantes revisões.
Keywords: Evaluation
Performance
Education
Quality
Teachers
Evaluacion
Desempeño
Educacion
Calidad
Profesores
Avaliação
Desempenho
Educação
Qualidade
Professores
Citation: REIFSCHNEIDER, Marina Becker. Considerações sobre avaliação de desempenho. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.16, n. 58, p. 47-58, jan./mar. 2008. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/550. Acesso: 2021-08-17
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/550
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.