Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3882
metadata.dc.type: Informações e Participações
metadata.dc.creator: LETICHEVSKY, Ana Carolina
VELASCO, Marley Maria Bernardes Rebuzzi
TANSCHEIT, Ricardo
Title: Um sistema fuzzy de suporte à decisão para meta-avaliação uma nova abordagem e um estudo de caso desenvolvidos no Brasil
metadata.dc.terms.title: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
15
56
jul./set.
metadata.dc.format.medium: 447-462
Issue Date: 2007
ISSN: 1809-4465
metadata.dc.language: pt
Abstract: This paper presents a new methodology for meta-evaluation that makes use of fuzzy sets and fuzzy logic. It is composed of a data collection instrument and of a hierarchical fuzzy inference system. The advantages of the proposed methodology are: (i) the instrument, which allows intermediate answers; (ii) the inference process ability to adapt to specific needs; and (iii) transparency, through the use of linguistic rules that facilitate both the understanding and the discussion of the whole process. The rules are based on guidelines established by the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (1994) and also represent the view of experts. The system can provide support to evaluators that may lack experience in meta-evaluation. A case study is presented as a validation of the proposed methodology.

Este artículo presenta una nueva metodologia para meta-evaluacion que utiliza conjuntos fuzzy e logica fuzzy. Esta metodologia es compuesta por un instrumento de coleta de dados y por uno sistema de inferencia fuzzy. Las ventajas de la metodologia propuesta son: (i) el instrumento de coleta de dados, que permite respuestas intermediarias; (ii) la capacidad del sistema de inferencia de adaptarse a necesidades especificas; (iii) transparencia, a traves de la utilizacion de reglas lingüisticas que facilitan tanto el entendimiento como la discusion de todo el proceso. Las reglas fueron construidas con base en las directrices establecidas por el Joint Committee on Standards for Educational Evaluation(1994) y por informaciónes fornecidas por especialistas. El sistema puede auxiliar evaluadores que aún no tienen experiencia en meta-evaluacion. Un estudio de caso es presentado comovalidacion de la Metodologia propuesta.

Este artigo apresenta uma nova metodologia para meta-avaliação que utiliza conjuntos fuzzy e lógica fuzzy. Esta metodologia é composta por um instrumento de coleta de dados e por um sistema hierárquico de inferência fuzzy. As vantagens da metodologia proposta são: (i) o instrumento de coleta de dados, que permite respostas intermediárias; (ii) a capacidade do sistema de inferência de se adaptar a necessidades específicas; e (iii) transparência, através da utilização de regras lingüísticas que facilitam tanto o entendimento como a discussão de todo o processo. As regras foram construídas com base nas diretrizes estabelecidas pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation(1994) e por informações fornecidas por especialistas. O sistema pode auxiliar avaliadores que ainda não têm experiência em meta-avaliação. Um estudo de caso é apresentado como validação da metodologia proposta.
Keywords: Evaluation
Logic
Programs educational-Evaluation
Meta-evaluacion
Logica fuzzy
Evaluacion de programas educacionales
Padrones de evaluacion
Meta-avaliação
Logica fuzzy
Avaliação de programas educacionais
Padroes de avaliação
Citation: LETICHEVSKY, Ana Carolina; VELASCO, Marley Maria Bernardes Rebuzzi; TANSCHEIT, Ricardo. Um sistema fuzzy de suporte à decisão para meta-avaliação uma nova abordagem e um estudo de caso desenvolvidos no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.15, n. 56, p. 447-462, jul./set. 2007. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/571. Acesso: 2021-08-17
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/571
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.