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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: BRANDÃO, Daniel Braga
SILVA, Rogerio Renato
PALOS, Cassia Maria Carraco
Title: Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões
metadata.dc.terms.title: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
13
48
jul./set.
metadata.dc.format.medium: 361-374
Issue Date: 2005
ISSN: 1809-4465
metadata.dc.language: pt
Abstract: This essay focuses on building evaluation capacity in civil society organizations. It considers aspects to support the organizational learning process and propose five dimensions to be considered in an evaluation capacity building process: 1) The power that involves the relationship among the stakeholders and its consequences in the decision making process; 2) The reasons and motivations to develop the evaluation process; 3) The search to develop an organization understanding of the meaning of evaluation; 4) The need to develop skills in evaluation and 5) The need to raise and manage resources to the evaluation.

Este texto trata de la construcción de capacidades en evaluacion en organizaciones de la sociedad civil. Aborda el tema orientado por los proceso de aprendijage organizacional y considera cinco dimensiones presentes en la construcción de la capacidad en evaluacion en una organizacion: 1) Las relaciones de poder entre los stakholders y sus consecuencias en las decisiones; 2) Las razones y los motivos para desarrollar una evaluacion; 3) La elaboracion de una identidad organizacional para la evaluacion; 4) La necesidad del desarrollo de competencias en evaluacion y 5) La necesidad de garantizar y manejar fondos para la evaluacion.

Este ensaio discute alternativas de apoio ao desenvolvimento da capacidade avaliatoria em organizacoes da sociedade civil. Nele sao debatidos elementos estrategicos para apoiar processos de aprendizagem nas organizacoes e para fortalecer conquista de autonomia no campo da avaliação. Aborda-se a construção da capacidade avaliatoria como processo de construção de sujeitos, e nao como um movimento de natureza predominantemente tecnica. Com base nos principios de aprendizagem, autonomia, respeito e participação sao propostas cinco dimensoes estrategicas para apoiar o desenvolvimento de capacidade avaliatoria: 1) a consciencia a respeito e a capacidade de lidar com as relacoes de poder presentes nas acoes avaliatorias; 2) a busca de razoes e motivação para avaliar as práticas; 3) a construção de um certo grau de identidade organizacional em torno da avaliação; 4) o desenvolvimento de competencias no campo da facilitação e gestao de processos e da investigação da realidade, necessarias a realização de avaliações; 5) a captação e alocação de recursos para criar as condicoes de trabalho necessarias aos processos de avaliação.
Keywords: Evaluation
Capacity building
Organzational development
Evaluacion
Capacidad evaluativa
Desarrollo organizacional
Aprendizaje organizacional
Avaliação
Capacidade avaliatoria
Avaliação de programas
Desenvolvimento organizacional
Identidade organizacional
Citation: BRANDÃO, Daniel Braga; SILVA, Rogerio Renato; PALOS, Cassia Maria Carraco. Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.13, n. 48, p. 361-374, jul./set. 2005. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/619. Acesso: 2021-08-17
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/619
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
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