Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3836
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | BRANDÃO, Daniel Braga SILVA, Rogerio Renato PALOS, Cassia Maria Carraco |
Title: | Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões |
metadata.dc.terms.title: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
metadata.dc.terms.source: | Rio de Janeiro 13 48 jul./set. |
metadata.dc.format.medium: | 361-374 |
Issue Date: | 2005 |
ISSN: | 1809-4465 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | This essay focuses on building evaluation capacity in civil society organizations. It considers aspects to support the organizational learning process and propose five dimensions to be considered in an evaluation capacity building process: 1) The power that involves the relationship among the stakeholders and its consequences in the decision making process; 2) The reasons and motivations to develop the evaluation process; 3) The search to develop an organization understanding of the meaning of evaluation; 4) The need to develop skills in evaluation and 5) The need to raise and manage resources to the evaluation. Este texto trata de la construcción de capacidades en evaluacion en organizaciones de la sociedad civil. Aborda el tema orientado por los proceso de aprendijage organizacional y considera cinco dimensiones presentes en la construcción de la capacidad en evaluacion en una organizacion: 1) Las relaciones de poder entre los stakholders y sus consecuencias en las decisiones; 2) Las razones y los motivos para desarrollar una evaluacion; 3) La elaboracion de una identidad organizacional para la evaluacion; 4) La necesidad del desarrollo de competencias en evaluacion y 5) La necesidad de garantizar y manejar fondos para la evaluacion. Este ensaio discute alternativas de apoio ao desenvolvimento da capacidade avaliatoria em organizacoes da sociedade civil. Nele sao debatidos elementos estrategicos para apoiar processos de aprendizagem nas organizacoes e para fortalecer conquista de autonomia no campo da avaliação. Aborda-se a construção da capacidade avaliatoria como processo de construção de sujeitos, e nao como um movimento de natureza predominantemente tecnica. Com base nos principios de aprendizagem, autonomia, respeito e participação sao propostas cinco dimensoes estrategicas para apoiar o desenvolvimento de capacidade avaliatoria: 1) a consciencia a respeito e a capacidade de lidar com as relacoes de poder presentes nas acoes avaliatorias; 2) a busca de razoes e motivação para avaliar as práticas; 3) a construção de um certo grau de identidade organizacional em torno da avaliação; 4) o desenvolvimento de competencias no campo da facilitação e gestao de processos e da investigação da realidade, necessarias a realização de avaliações; 5) a captação e alocação de recursos para criar as condicoes de trabalho necessarias aos processos de avaliação. |
Keywords: | Evaluation Capacity building Organzational development Evaluacion Capacidad evaluativa Desarrollo organizacional Aprendizaje organizacional Avaliação Capacidade avaliatoria Avaliação de programas Desenvolvimento organizacional Identidade organizacional |
Citation: | BRANDÃO, Daniel Braga; SILVA, Rogerio Renato; PALOS, Cassia Maria Carraco. Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.13, n. 48, p. 361-374, jul./set. 2005. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/619. Acesso: 2021-08-17 |
metadata.dc.identifier.url: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/619 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível técnico |
Appears in Collections: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.