Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3834
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | CARNEN, Ana XAVIER, Giseli Pereli de Moura |
Title: | Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das diretrizes curriculares para a formação docente |
metadata.dc.terms.title: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
metadata.dc.terms.source: | Rio de Janeiro 13 48 jul./set. |
metadata.dc.format.medium: | 333-344 |
Issue Date: | 2005 |
ISSN: | 1809-4465 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | The present article discusses possibilities of interconnecting a multicultural perspective and a research dimension within teacher education. It analyses implications of such an intertwinement and discusses the extent to which those components are present within the discourse of the Brazilian National Curricular Guidelines for Teacher Education (BRASIL, 2000b). Firstly, it discusses multiculturalism and research as components of teacher education, raising tensions and possibilities of articulating both; afterwards, it discusses the context in which recent educational policies emerge and analyses emphases and silences in the national curricular guidelines as related to the role of research and of multiculturalism in its proposals. It concludes, indicating possible multicultural ways by which research could be worked out in teacher education so as to challenge dichotomies, such as the one that separates academic and practical research in teacher education. Este artículo discute las posibilidades de articulacion de la perspectiva multicultural al componente de pesquisa en la formacion docente, analizando implicaciones de tal articulacion y discutiendo la extension en que esta presente en el discurso de las Directrices Curriculares de Formacion de Profesores (BRASIL, 2000b). En un primer momento, discute el multiculturalismo y la pesquisa, como componentes de la formacion de profesores, levantando tensiones y posibilidades en su articulacion; a continuacion, relata el contexto en que emergen las recientes politicas educativas y analiza enfasis y silencios de las directrices curriculares nacionales de formacion de profesores, con relacion al papel de la pesquisa y del multiculturalismo en sus formulaciones. Concluye, señalando la necesidad de concretizar estrategias multiculturales en la formacion docente que permitan superar binomios tales como el que separa la pesquisa academica de la pesquisa practica en esta formacion. O presente artigo discute possibilidades de articulação de uma perspectiva multicultural ao componente de pesquisa na formação docente, analisando implicacoes de tal articulação e discutindo a extensao em que esta presente no discurso das Diretrizes Curriculares de Formação de Professores (BRASIL, 2000b). Em um primeiro momento, discute o multiculturalismo e a pesquisa, como componentes da formação de professores, levantando tensoes e possibilidades em sua articulação; em seguida, relata o contexto em que emergem as recentes politicas educacionais e analisa enfases e silencios das diretrizes curriculares nacionais de formação de professores, com relação ao papel da pesquisa e do multiculturalismo em suas formulacoes. Conclui, indicando a necessidade de se concretizar estrategias multiculturais na formação docente que permitam superar binômios tais como o que separa pesquisa academica de pesquisa pratica nessa formação. |
Keywords: | Multiculturalism Research Teacher education Multiculturalismo Pesquisa Formacion de profesores Directrices curriculares de formacion de profesores Multiculturalismo Pesquisa Formação de professores Diretrizes curriculares de formação de professores |
Citation: | CARNEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das diretrizes curriculares para a formação docente. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.13, n. 48, p. 333-344, jul./set. 2005. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/723. Acesso: 2021-08-17 |
metadata.dc.identifier.url: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/723 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível metodológico |
Appears in Collections: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.