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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte
Title: O PDI como referente para avaliação de instituições de educação superior: lições de uma experiência
metadata.dc.terms.title: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
13
47
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 149-168
Issue Date: 2005
ISSN: 1809-4465
metadata.dc.language: pt
Abstract: The National System to Assess Superior Education (SINAES), created in April 2004 placed the Institutional Development Plan (PDI) as one if its main reference axle. This report will describe and review the experience obtained from the organization of PDI in a Rio de Janeiro consolidated university in 2002 with the objective of showing that, as long as this plan is the result of a collective construction, it naturally positions itself as the leading device for any assessment, either internally or externally. Initially, the governmental conception of PDI in that moment is analyzed and the experience achieved is described. Finally, issues and alternatives of action are brought up, as for instance, the necessity of inserting the assessment of each PDI within the project of internal assessment of SINAES, not only in relation to the targets proposed but also in what concerns its own process of construction and implementation.

El Sistema Nacional de Evaluacion de la Educacion Superior (HADOS), constituido en abril de 2004, puso el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) como uno de sus principales ejes de referencia. En este trabajo sera descrita y analizada la experiencia de organizacion del PDI en una universidad consolidada de Rio de Janeiro, en 2002, con el objetivo de demostrar que, como este plan es resultado de una construcción colectiva, se impone, naturalmente como hilo conductor para cualquier evaluacion, interna o externa. Inicialmente, se hace un analisis de la concepcion gubernamental del PDI en aquel momento para, enseguida, describir la experiencia realizada. Al fin se levantan las cuestiones y alternativas de accion como, por poner un ejemplo, la necesidad de inserir la evaluacion de cada PDI, en el diseño del proyecto de evaluacion interna del HADOS, no solo con relacion a las metas en el propuestas sino, tambien, con relacion a su propio proceso de construcción e implementacion.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituido em abril de 2004, colocou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como um de seus principais eixos de referencia. Neste trabalho sera descrita e analisada a experiencia de organização do PDI em uma universidade consolidada do Rio de Janeiro, em 2002, com o objetivo de demonstrar que, à medida em que este plano e resultado de uma construção coletiva, impoe-se, naturalmente como fio condutor para qualquer avaliação, interna ou externa. Inicialmente, e feita uma analise da concepcao governamental do PDI naquele momento para, em seguida, descrever a experiencia realizada. Finalmente sao levantadas questoes e alternativas de ação como, por exemplo, a necessidade de inserir a avaliação de cada PDI, no bojo do projeto de avaliação interna do SINAES, nao so em relação às metas nele propostas mas, tambem, em relação ao seu proprio processo de construção e implementação.
Keywords: Superior education
Institutional assessment
Educacion Superior
Evaluacion Institucional
Plan de Desarrollo Institucional
Politicas institucionales
Planificacion institucional
HADOS
PDI
Instituciones de enseñanza superior
Auto-evaluacion
Educação superior
Avaliação institucional
Plano de desenvolvimento institucional
Políticas institucionais
Planejamento
SINAES
PDI
Universidade
Citation: SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. O PDI como referente para avaliação de instituições de educação superior: lições de uma experiência. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.13, n. 47, p. 149-168, abr./jun. 2005. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/725. Acesso: 2021-08-17
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/725
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

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