Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSILVA, Christina Marilia Teixeira da-
dc.creatorAZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de-
dc.date.accessioned2021-08-17T20:27:53Z-
dc.date.available2021-08-17T20:27:53Z-
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationSILVA, Christina Marilia Teixeira da; AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de. O significado das tecnologias de informação para educandos: pistas para favorecer cooperação e autonomia. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 38, p. 121-133, jan./mar. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17-
dc.identifier.issn1809-4465-
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3780-
dc.description.abstractIn the research described, we sought to investigate the perceptions of students regarding information technologies. For this, a questionnaire was applied to 550 elementary and high school students who attended, in 2001, four public and private schools in Rio de Janeiro. We believe that, in order to achieve goals in relation to learning, it is essential that the participants in the process seek to share meanings. In the case of technologies applied to Education, this need is a priority, as there are signs that students and educators live very different experiences. The computer was considered by the students as a learning tool, and the Internet as a communication and research tool. Based on the data obtained in the survey, suggestions are made for teachers to use technologies in order to favor the learning process.en_US
dc.description.abstractEn la investigación descrita, buscamos investigar las percepciones de los estudiantes sobre las tecnologías de la información. Para ello, se aplicó un cuestionario a 550 estudiantes de primaria y secundaria que asistieron, en 2001, a cuatro escuelas públicas y privadas de Río de Janeiro. Creemos que, para lograr metas en relación al aprendizaje, es fundamental que los participantes en el proceso busquen compartir significados. En el caso de las tecnologías aplicadas a la Educación, esta necesidad es prioritaria, ya que hay indicios de que estudiantes y educadores viven experiencias muy diferentes. La computadora fue considerada por los estudiantes como una herramienta de aprendizaje e Internet como una herramienta de comunicación e investigación. A partir de los datos obtenidos en la encuesta, se sugieren a los docentes el uso de tecnologías para favorecer el proceso de aprendizaje.es_ES
dc.description.abstractNa pesquisa descrita, buscamos investigar as percepções de estudantes em relação às tecnologias de informação. Para isso, foi aplicado um questionário a 550 alunos de ensino fundamental e médio que freqüentavam, em 2001, quatro escolas públicas e particulares no Rio de Janeiro. Consideramos que, para se atingir objetivos em relação à aprendizagem, é imprescindível que os participantes do processo busquem compartilhar significados. No caso das tecnologias aplicadas à Educação, essa necessidade é prioritária, pois há indícios de que educandos e educadores vivem experiências bastante diferenciadas. O computador foi considerado pelos alunos uma ferramenta de aprendizagem, e a Internet, instrumento de comunicação e pesquisa. A partir dos dados obtidos na pesquisa, são apresentadas sugestões para os professores usarem as tecnologias buscando favorecer o processo de aprendizado.pt_BR
dc.format.medium121-133-
dc.languageptpt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectInformation technologiesen_US
dc.subjectEducational Psychologyen_US
dc.subjectEducaciónes_ES
dc.subjectTecnología de la informaciónes_ES
dc.subjectPsicología educacionales_ES
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.classificationNível metodológico-
dc.titleO significado das tecnologias de informação para educandos: pistas para favorecer cooperação e autonomia-
dc.typePesquisa em Síntese-
dc.terms.sourceRio de Janeiro-
dc.terms.source11-
dc.terms.source38-
dc.terms.sourcejan./mar.-
dc.identifier.urlhttp://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt-
dc.terms.titleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação-
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.