Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Christina Marilia Teixeira da | - |
dc.creator | AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T20:27:53Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17T20:27:53Z | - |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Christina Marilia Teixeira da; AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de. O significado das tecnologias de informação para educandos: pistas para favorecer cooperação e autonomia. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 38, p. 121-133, jan./mar. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17 | - |
dc.identifier.issn | 1809-4465 | - |
dc.identifier.uri | http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3780 | - |
dc.description.abstract | In the research described, we sought to investigate the perceptions of students regarding information technologies. For this, a questionnaire was applied to 550 elementary and high school students who attended, in 2001, four public and private schools in Rio de Janeiro. We believe that, in order to achieve goals in relation to learning, it is essential that the participants in the process seek to share meanings. In the case of technologies applied to Education, this need is a priority, as there are signs that students and educators live very different experiences. The computer was considered by the students as a learning tool, and the Internet as a communication and research tool. Based on the data obtained in the survey, suggestions are made for teachers to use technologies in order to favor the learning process. | en_US |
dc.description.abstract | En la investigación descrita, buscamos investigar las percepciones de los estudiantes sobre las tecnologías de la información. Para ello, se aplicó un cuestionario a 550 estudiantes de primaria y secundaria que asistieron, en 2001, a cuatro escuelas públicas y privadas de Río de Janeiro. Creemos que, para lograr metas en relación al aprendizaje, es fundamental que los participantes en el proceso busquen compartir significados. En el caso de las tecnologías aplicadas a la Educación, esta necesidad es prioritaria, ya que hay indicios de que estudiantes y educadores viven experiencias muy diferentes. La computadora fue considerada por los estudiantes como una herramienta de aprendizaje e Internet como una herramienta de comunicación e investigación. A partir de los datos obtenidos en la encuesta, se sugieren a los docentes el uso de tecnologías para favorecer el proceso de aprendizaje. | es_ES |
dc.description.abstract | Na pesquisa descrita, buscamos investigar as percepções de estudantes em relação às tecnologias de informação. Para isso, foi aplicado um questionário a 550 alunos de ensino fundamental e médio que freqüentavam, em 2001, quatro escolas públicas e particulares no Rio de Janeiro. Consideramos que, para se atingir objetivos em relação à aprendizagem, é imprescindível que os participantes do processo busquem compartilhar significados. No caso das tecnologias aplicadas à Educação, essa necessidade é prioritária, pois há indícios de que educandos e educadores vivem experiências bastante diferenciadas. O computador foi considerado pelos alunos uma ferramenta de aprendizagem, e a Internet, instrumento de comunicação e pesquisa. A partir dos dados obtidos na pesquisa, são apresentadas sugestões para os professores usarem as tecnologias buscando favorecer o processo de aprendizado. | pt_BR |
dc.format.medium | 121-133 | - |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.subject | Education | en_US |
dc.subject | Information technologies | en_US |
dc.subject | Educational Psychology | en_US |
dc.subject | Educación | es_ES |
dc.subject | Tecnología de la información | es_ES |
dc.subject | Psicología educacional | es_ES |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject.classification | Nível metodológico | - |
dc.title | O significado das tecnologias de informação para educandos: pistas para favorecer cooperação e autonomia | - |
dc.type | Pesquisa em Síntese | - |
dc.terms.source | Rio de Janeiro | - |
dc.terms.source | 11 | - |
dc.terms.source | 38 | - |
dc.terms.source | jan./mar. | - |
dc.identifier.url | http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt | - |
dc.terms.title | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | - |
Appears in Collections: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.