Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMATOS, Heloisa Maria Leiras-
dc.date.accessioned2021-08-17T20:27:53Z-
dc.date.available2021-08-17T20:27:53Z-
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationMATOS, Heloisa Maria Leiras. Capacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de caso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 38, p. 55-80, jan./mar. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17-
dc.identifier.issn1809-4465-
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3776-
dc.description.abstractThe text addresses the issue of the teaching exercise of higher education teachers, seeking to confront the educational legislation in force until the end of 2001 and the indicators established in the Quality Standards of Undergraduate Courses to qualify the Faculty, with the figure of " good teacher". Based on a Literature Review, aimed at mapping different positions/definitions about the "good teacher", the author analyzes and compares these indicators through a case study, which included monitoring the implementation of an Institutional Training Program Pedagogical. In her Final Considerations, she presents recommendations for the inclusion of Assessment Standards-indicators that value teaching action.en_US
dc.description.abstractEl texto aborda el tema del ejercicio docente de los docentes de educación superior, buscando confrontar la legislación educativa vigente hasta fines de 2001 y los indicadores establecidos en los Estándares de Calidad de las Cursos de Grado para la calificación de la Facultad, con la figura de "buen docente ". A partir de una Revisión de la Literatura, orientada a mapear diferentes posiciones / definiciones sobre el "buen maestro", el autor analiza y compara estos indicadores a través de un estudio de caso, que incluyó el seguimiento de la implementación de un Programa de Formación Institucional Pedagógica. En sus Consideraciones Finales, presenta recomendaciones para la inclusión - en los Estándares de Evaluación - indicadores que valoren la acción docente.es_ES
dc.description.abstractO texto aborda o questão do exercício da docência do professor de ensino superior, procurando confrontar a legislação educacional em vigor até o final de 2001 e os indicadores estabelecidos nos Padrões de Qualidade dos Cursos de Graduação para qualificar o Corpo Docente, com a figura do "bom professor". A partir de uma Revisão da Literatura, direcionada no sentido de mapear diferentes posicionamentos/definições sobre o "bom professor", a autora analisa e coteja estes indicadores através de um estudo de caso, que incluiu o acompanhamento da implementação de um Programa Institucional de Capacitação Pedagógica. Em suas Considerações Finais, apresenta recomendações para que se insiram - nos Padrões de Avaliação - indicadores que valorizem a ação docente.pt_BR
dc.format.medium55-80-
dc.languageptpt_BR
dc.subjectHigher educationen_US
dc.subjectTeachers capacitateen_US
dc.subjectTeachers qualificationen_US
dc.subjectEducación superiores_ES
dc.subjectFormación de profesoreses_ES
dc.subjectCualificación del maestroes_ES
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCapacitação de docentespt_BR
dc.subjectQualificação de professorespt_BR
dc.subject.classificationNível técnico-
dc.titleCapacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de caso-
dc.typeArtigo-
dc.terms.sourceRio de Janeiro-
dc.terms.source11-
dc.terms.source38-
dc.terms.sourcejan./mar.-
dc.identifier.urlhttp://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt-
dc.terms.titleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação-
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.