Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3776
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MATOS, Heloisa Maria Leiras
Title: Capacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de caso
metadata.dc.terms.title: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
11
38
jan./mar.
metadata.dc.format.medium: 55-80
Issue Date: 2003
ISSN: 1809-4465
metadata.dc.language: pt
Abstract: The text addresses the issue of the teaching exercise of higher education teachers, seeking to confront the educational legislation in force until the end of 2001 and the indicators established in the Quality Standards of Undergraduate Courses to qualify the Faculty, with the figure of " good teacher". Based on a Literature Review, aimed at mapping different positions/definitions about the "good teacher", the author analyzes and compares these indicators through a case study, which included monitoring the implementation of an Institutional Training Program Pedagogical. In her Final Considerations, she presents recommendations for the inclusion of Assessment Standards-indicators that value teaching action.

El texto aborda el tema del ejercicio docente de los docentes de educación superior, buscando confrontar la legislación educativa vigente hasta fines de 2001 y los indicadores establecidos en los Estándares de Calidad de las Cursos de Grado para la calificación de la Facultad, con la figura de "buen docente ". A partir de una Revisión de la Literatura, orientada a mapear diferentes posiciones / definiciones sobre el "buen maestro", el autor analiza y compara estos indicadores a través de un estudio de caso, que incluyó el seguimiento de la implementación de un Programa de Formación Institucional Pedagógica. En sus Consideraciones Finales, presenta recomendaciones para la inclusión - en los Estándares de Evaluación - indicadores que valoren la acción docente.

O texto aborda o questão do exercício da docência do professor de ensino superior, procurando confrontar a legislação educacional em vigor até o final de 2001 e os indicadores estabelecidos nos Padrões de Qualidade dos Cursos de Graduação para qualificar o Corpo Docente, com a figura do "bom professor". A partir de uma Revisão da Literatura, direcionada no sentido de mapear diferentes posicionamentos/definições sobre o "bom professor", a autora analisa e coteja estes indicadores através de um estudo de caso, que incluiu o acompanhamento da implementação de um Programa Institucional de Capacitação Pedagógica. Em suas Considerações Finais, apresenta recomendações para que se insiram - nos Padrões de Avaliação - indicadores que valorizem a ação docente.
Keywords: Higher education
Teachers capacitate
Teachers qualification
Educación superior
Formación de profesores
Cualificación del maestro
Educação superior
Capacitação de docentes
Qualificação de professores
Citation: MATOS, Heloisa Maria Leiras. Capacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de caso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 38, p. 55-80, jan./mar. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17
metadata.dc.identifier.url: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.