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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: SOARES, Rodrigo Lemos
TAVARES, Mauro Dillmann
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
https://orcid.org/0000-0002-8315-7788
Title: Olhares para educação em terreiros de quimbanda
metadata.dc.terms.title: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
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metadata.dc.format.medium: 1-31
Issue Date: 2019
ISSN: 2447-746X
metadata.dc.language: pt
Abstract: This text discusses forms of education in Quimbanda terreiros, as cultural pedagogies, that affect the production of corporeities. It is guided by the field of Cultural Studies, using the methodological approach of Cultural Analisys, based on the idea that bodies are produced in the midst of pedagogies. The terreiros are understood as educational spaces that have, among their purposes, to maintain memories, to signal the existence of specific cultures, through thedemarcation of identities. When we become part of the terreiro, the knowledge we carry is shared, involving a co-responsibility in the education of all involved, both in religious practice and in the relationships that extrapolate these spaces.

Este texto discute formas de educación en terreros de Quimbanda, como pedagogías culturales, que inciden en la producción de corporeidades. Está orientado por el campo de los Estudios Culturales, recurriendo al hacer metodológico de la Análisis Cultural, basado en la idea de que los cuerpos son producidos en medio de la pedagogización. Los terreros son comprendidos como espacios educativos que poseen, entre sus propósitos, mantener memorias, señalar la existencia de culturas específicas, por medio de la demarcación de identidades. Al llegar a ser parte del terreiro los saberes que cargamos son compartidos, tangenciando una corresponsabilidad en la educación de todos (as) involucrados, tanto en la práctica religiosa, como en las relaciones que extrapolan estos espacios.

Este texto discute formas de educação em terreiros deQuimbanda, enquanto pedagogias culturais, que incidem na produção de corporeidades. Está orientado pelo campo dos Estudos Culturais, recorrendo ao fazer metodológico da Análise Cultural alicerçado na ideia de que os corpos são produzidos em meio à pedagogizações. Os terreiros são compreendidos como espaços educacionais que possuem, dentre seus propósitos, manter memórias, sinalizar a existência de culturas específicas, por meio da demarcação de identidades. Ao tornarmo-nos parte do terreiro os saberes que carregamos são compartilhados, tangenciando uma corresponsabilidade na educação de todos (as) envolvidos (as), tanto na prática religiosa, quanto nas relações que extrapolam estes espaços.
Keywords: Memories
Narratives
Education
Memorias
Narrativas
Educación
Memórias
Narrativas
Educação
Citation: SOARES, Rodrigo Lemos; TAVARES, Mauro Dillmann. Olhares para educação em terreiros de quimbanda. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-31. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9739. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9739. Acesso: 2021-08-10
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9739
metadata.dc.identifier.url: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9739
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

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