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metadata.dc.type: Dossiê Temático
metadata.dc.creator: NEVES, Késia Caroline Ramires
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-1528-5136
Title: Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio
metadata.dc.terms.title: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
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metadata.dc.format.medium: 1-16
Issue Date: 2019
ISSN: 2447-746X
metadata.dc.language: pt
Abstract: This work is based on evidences found in the preparatory textbook for admission tests to the gymnasium by children, named as Admissionto Gymnasium, elaborated in 1953 by authors from the state of Rio Grande do Sul. Their research summarized a set of fundamentals and skills required to the tests, as well as the knowledge and competencies needed for educators to teach the math of the exams.In this context, this paper addresses the idea of the authors of not only to prepare students for the exams, but also to work effectively with them from different backgrounds, such as cultural and socioeconomic. In addition, a discussion of foundationalknowledge and competencies needed for high-quality practice for education among professionals is described. In order to achieve this goal, we identified some resources for learning experiencesrequiredduring the exam tests, skills for admission to secondary education, as well as the importance of some competencies that the authors addressed for the resolution of mathematical problems suggested at the end-sections of the book. Therefore, this work can support educational practicesand to collaborate closely relatedwith the history of Rio Grande do Sul as well as with the history of higher quality mathematical education in Brazil.

Este trabajo se basa en las evidencias encontradas en el manual preparatorio para las pruebas de admisión al gimnasio para niños, denominado Admisión al Gimnasio, elaborado en 1953 por autores de Rio Grande do Sul. Su investigación recopiló un conjunto de fundamentos y habilidades requeridas para los exámenes, así como los conocimientos y competencias necesarios para que los educadores enseñen las matemáticas de los exámenes. En este contexto, este documento aborda la idea de los autores no solo de preparara los estudiantes para los exámenes, sino también de trabajar eficazmente con ellos desde diferentes aspectos, como el cultural y el socioeconómico. Además, se describe una discusión del conocimiento fundamental y las competencias necesarias para una práctica de alta calidad para la educación entre profesionales. Para lograr este objetivo identificamos algunos recursos para las experiencias de aprendizaje requeridas durante los exámenes, las habilidades de admisión a la educación secundaria, así como la importancia de algunas competencias que los autores abordaron para la resolución de problemas matemáticos sugeridos al final del libro. Por lo tanto, este trabajo puede respaldar las prácticas educativas y colaborar estrechamente en relación con la historiade Rio Grande do Sul, así como con la historia de la educación matemática de mayor calidad en Brasil.

A discussão deste trabalho está pautada em indícios encontrados no manual preparatório para os exames de admissão ao ginásio, o Admissão ao Ginásio, uma produção de 1953 de autoras do Rio Grande do Sul. A investigação procurou identificar elementos que informassem sobre os saberes escolares exigidos nas provas e sobre os saberes voltados aos professores para ensinar a matemática dos exames. Ao abordar essa questão, o trabalho retratou a intenção das autoras em não somente preparar os alunos para a realização dos exames, mas também de informá-los sobre os aspectos culturais, sociais e de crescimento econômico do país, bem como nortear o ensino dos professores, também manuseadoresdo manual, com subsídios que fossem além dos saberes disciplinares. Assim, foram identificados alguns tipos de recursos para ensinar aquilo que seria exigido nas provas dos exames, foram verificados quais saberes foram priorizados para o ingresso no ensino secundário, como também foi observada a importância com que as autoras tratavam alguns desses saberes para abordar os problemas sugeridos ao fim das seções do livro. Portanto, esperamos que o trabalho possa colaborar com a história da educação sul-rio-grandense e ainda com a história da educação matemática do Brasil.
Keywords: Preparatory manuals
Exams for admission to thegymnasium
School knowledge
Teacher knowledge
History of school mathematics
Manuales preparatorios
Exámenes de admisión al gimnasio
Saberes escolares
Conocimientos y competencias de los educadores
Historia de la matemática escola
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
Saberes escolares
Saberes docentes
História da matemática escolar
Citation: NEVES, Késia Caroline Ramires. Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-16. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9862. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9862. Acesso: 2021-08-10
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9862
metadata.dc.identifier.url: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9862
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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