Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3459
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Caroline Santana de
ROTTA, Jeane Cristina Gomes
Title: A interdisciplinaridade em um curso de licenciatura em ciências naturais na visão de seus professores
metadata.dc.terms.title: Ciência em Foco
metadata.dc.terms.source: Campinas
11
1
metadata.dc.format.medium: 61-70
Issue Date: 2018
ISSN: 2178-1826
metadata.dc.language: pt
Abstract: This research aimed to identify the perception of a group of teachers from a degree in Natural Sciences about the interdisciplinary profile of this course. Teachers who teach pedagogical and specific disciplines participated in this research. Semi-structured interviews were conducted and the results indicated that teachers have different concepts about interdisciplinarity in the pedagogical context. For some teachers, interdisciplinarity has already been achieved in this course and for others not yet. However, many consider that more dialogues are needed for interdisciplinarity to really take effect in this degree. The survey also showed that there is a consensus among all teachers about the importance of interdisciplinarity in teacher education.

Esta investigación tuvo como objetivo identificar la percepción de un grupo de docentes de la licenciatura en Ciencias Naturales sobre el perfil interdisciplinario de esta asignatura. En esta investigación participaron docentes que enseñan disciplinas pedagógicas y específicas. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y los resultados indicaron que los docentes tienen diferentes conceptos sobre la interdisciplinariedad en el contexto pedagógico. Para algunos profesores, la interdisciplinariedad ya se ha logrado en este curso y para otros todavía no. Sin embargo, muchos consideran que se necesitan más diálogos para que la interdisciplinariedad realmente surta efecto en este grado. La encuesta también mostró que existe un consenso entre todos los docentes sobre la importancia de la interdisciplinariedad en la formación docente.

Essa pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de um grupo de professores de uma licenciatura em Ciências Naturais sobre o perfil interdisciplinar desse curso. Participaram dessa pesquisa professores que lecionam disciplinas de cunhos pedagógico e específico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os resultados indicaram que os professores apresentam diferentes conceitos sobre a interdisciplinaridade no contexto pedagógico. Para alguns professores a interdisciplinaridade já foi alcançada nesse curso e para outros ainda não. No entanto, muitos consideram que ainda são necessários mais diálogos para que a interdisciplinaridade realmente se efetive nessa licenciatura. A pesquisa também demonstrou haver um consenso de todos os professores sobre a importância da interdisciplinaridade na formação docente.
Keywords: Interdisciplinarity
Teacher training
Science teaching
Interdisciplinariedad
Formación de profesores
Enseñanza de la ciencia
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Ensino de ciências
Citation: ALMEIDA, Caroline Santana de; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. A interdisciplinaridade em um curso de licenciatura em ciências naturais na visão de seus professores. Ciência em Foco , Campinas, v.11, n. 1, p. 61-70. 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9724. Acesso: 2021-08-05
metadata.dc.identifier.url: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9724
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Ciências em Foco

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.