Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3451
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: REZENDE, Carla C.
NASARÉ, Laís A.
PAULA, Augusto A. de
NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio Fernandes
Title: Experimento em sala de aula: a construção do conceito de comportamento elétrico da matéria
metadata.dc.terms.title: Ciências em Foco
metadata.dc.terms.source: Campinas
10
2
metadata.dc.format.medium: 56-64
Issue Date: 2017
ISSN: 2178-1826
metadata.dc.language: pt
Abstract: This paper presents and discusses a pedagogical experience developed in the scope of the Science Teaching Methodology discipline of the Biological Sciences degree course at the Federal University of Lavras, Minas Gerais, (UFLA), seeking to understand how to use the experiment in the classroom. class helps in the appropriation of knowledge and, in addition, to understand how the discipline helps in teacher training. The practice consisted of building the concept of electrical behavior of matter from an experiment with balloons. At the end of the practice developed, students were asked to write an evaluation of the activity. The analysis was made from this written evaluation, where categorization was used, a method derived from content analysis. Still, the work seeks to contribute, minimally, with discussions about the educational context.

Este artículo presenta y discute una experiencia pedagógica desarrollada en el ámbito de la disciplina Metodología de la Enseñanza de las Ciencias de la carrera de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Lavras, Minas Gerais, (UFLA), buscando comprender cómo utilizar el experimento en el aula. La clase ayuda a la apropiación de conocimientos y, además, a comprender cómo la disciplina ayuda en la formación del profesorado. La práctica consistió en construir el concepto de comportamiento eléctrico de la materia a partir de un experimento con globos. Al final de la práctica desarrollada, se pidió a los estudiantes que redactaran una evaluación de la actividad. El análisis se realizó a partir de esta evaluación escrita, donde se utilizó la categorización, método derivado del análisis de contenido. Aún así, el trabajo busca contribuir, mínimamente, con discusiones sobre el contexto educativo.

O presente trabalho apresenta e discute uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, (UFLA), buscando compreender como a utilização do experimento em sala de aula auxilia na apropriação de conhecimentos e, para, além disso, entender como a disciplina auxilia na formação docente. A prática consistiu em construir o conceito de comportamento elétrico da matéria a partir de experimento com balões. Ao final da prática desenvolvida, foi pedido aos alunos para escreverem uma avaliação da atividade. A análise foi feita a partir dessa avaliação escrita, onde se utilizou a categorização, método derivado da análise de conteúdo. Ainda, o trabalho busca contribuir, minimamente, com discussões acerca do contexto educacional.
Keywords: Science teaching
Alternative teaching methodology
Teacher training
Enseñanza de las ciencias
Metodología de enseñanza alternativa
Formación de profesores
Ensino de ciências
Metodologia alternativa de ensino
Formação de professores
Citation: REZENDE, Carla C.; NASARÉ, Laís A.; PAULA, Augusto A. de; NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio Fernandes. Experimento em sala de aula: a construção do conceito de comportamento elétrico da matéria. Ciências em Foco , Campinas, v.10, n. 2, p. 56-64. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9734. Acesso: 2021-08-05
metadata.dc.identifier.url: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9734
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Ciências em Foco

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.