Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3449
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: Leonardo Rossi Hecke, Laura Salve Silveira, Michelle Júlia de Souza, Antônio Fernandes Nascimento Júnior
Title: A arte e a história da ciência num diálogo com o ensino da fisiologia: um relato de experiência
metadata.dc.terms.title: Ciências em Foco
metadata.dc.terms.source: Campinas
10
2
metadata.dc.format.medium: 33-42
Issue Date: 2017
ISSN: 2178-1826
metadata.dc.language: pt
Abstract: The development of pedagogical practices is an important requirement in the initial and continuing education of teachers. In this sense, this work aims to report the development and presentation of a class built through a non-expository methodology in the discipline of Biology Teaching Methodology at the Federal University of Lavras. This class had as its theme the History of the Study of the Human Body, in which the museum and the visual arts were used as pedagogical resources. After the activity, an assessment was made with the students about the class. The statements were categorized and analyzed, and through them it was possible to see that the activity had a positive contribution to the initial training of teachers.

El desarrollo de prácticas pedagógicas es un requisito importante en la formación inicial y continua de los docentes. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo informar el desarrollo y presentación de una clase construida a través de una metodología no expositiva en la disciplina de Metodología de la Enseñanza de la Biología de la Universidad Federal de Lavras. Esta clase tuvo como tema la Historia del Estudio del Cuerpo Humano, en la que se utilizaron el museo y las artes visuales como recursos pedagógicos. Tras la actividad, se realizó una valoración con los alumnos sobre la clase. Los enunciados fueron categorizados y analizados, y a través de ellos se pudo constatar que la actividad tuvo un aporte positivo a la formación inicial de los docentes.

O desenvolvimento de práticas pedagógicas se faz um importante requisito na formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, este trabalho tem como intuito relatar o desenvolvimento e a apresentação de uma aula construída através de uma metodologia não expositiva na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia da Universidade Federal de Lavras. Esta aula teve como tema a História do Estudo do Corpo Humano, na qual foram utilizados como recursos pedagógicos o museu e as artes visuais. Após a atividade foi feita uma avaliação com os alunos sobre a aula. As falas foram categorizadas e analisadas, e por meio delas foi possível perceber que a atividade teve uma contribuição positiva para a formação inicial dos professores.
Keywords: Biology teaching
History of the human body
Teacher training
Enseñanza de la biología
Historia del cuerpo humano
Formación de profesores
Ensino de biologia
História do corpo humano
Formação de professores
Citation: Leonardo Rossi Hecke, Laura Salve Silveira, Michelle Júlia de Souza, Antônio Fernandes Nascimento Júnior. A arte e a história da ciência num diálogo com o ensino da fisiologia: um relato de experiência. Ciências em Foco , Campinas, v.10, n. 2, p. 33-42. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9732. Acesso: 2021-08-05
metadata.dc.identifier.url: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9732
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Ciências em Foco

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.