Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3447
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: Isabela P. Barros, Gabriel A. Campos Vargas, Antônio Fernandes Nascimento Júnior
Title: Propriedades do som no ensino de ciências: dinâmica com instrumento musical na formação inicial de professores
metadata.dc.terms.title: Ciências em Foco
metadata.dc.terms.source: Campinas
10
2
metadata.dc.format.medium: 13-21
Issue Date: 2017
ISSN: 2178-1826
metadata.dc.language: pt
Abstract: This work aims to contribute to the teaching of science by reporting and discussing a class in which an experiment was used and understanding how this technique helps in the construction of concepts by students. The chosen content was “Sound Properties” this class was taught to students of the Licentiate Degree in Biological Sciences at UFLA. Musical instruments, water and dye were used to discuss the effects of sound on the surface of materials and thus work on contents such as frequency, bass and treble sounds, timbre, intensity and the concept of mechanical wave and its characteristics. Participating students wrote evaluations about the applied methodology and the contents of the speeches were analyzed and organized into categories that will be discussed in this work. From this discussion, it is possible to perceive the influence of the use of experiments in the teaching and learning process and the importance of working with these types of methodology.

Este trabajo tiene como objetivo contribuir a la enseñanza de la ciencia informando y discutiendo una clase en la que se utilizó un experimento y entendiendo cómo esta técnica ayuda en la construcción de conceptos por parte de los estudiantes. El contenido elegido fue “Propiedades sonoras”. Esta clase se impartió a estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas de la UFLA. Se utilizaron instrumentos musicales, agua y tinte para discutir los efectos del sonido en la superficie de los materiales y así trabajar contenidos como la frecuencia, los sonidos graves y agudos, el timbre, la intensidad y el concepto de onda mecánica y sus características. Los estudiantes participantes redactaron evaluaciones sobre la metodología aplicada y los contenidos de los discursos fueron analizados y organizados en categorías que serán discutidas en este trabajo. A partir de esta discusión, es posible ver la influencia del uso de experimentos en el proceso de enseñanza y aprendizaje y la importancia de trabajar con este tipo de metodología.

O presente trabalho visa contribuir para o ensino de ciências relatando e discutindo uma aula em que foi utilizado um experimento e entender como essa técnica auxilia na construção de conceitos pelos alunos. O conteúdo escolhido foi “Propriedades do som” essa aula foi ministrada para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA. Utilizou-se instrumentos musicais, água e corante para problematizar os efeitos do som na superfície de materiais e assim, trabalhar conteúdos como frequência, sons graves e agudos, timbre, intensidade e o conceito de onda mecânica e suas características. Os alunos participantes escreveram avaliações a respeito da metodologia aplicada e os conteúdos das falas foram analisados e organizados em categorias que serão discutidas neste trabalho. A partir dessa discussão, é possível perceber a influência do uso de experimentos no processo de ensino e aprendizagem e qual a importância de se trabalhar estes tipos de metodologia.
Keywords: Teaching
Science
Sound
Musical instruments
Docencia
Ciencia
Sonido
Instrumentos musicales
Ensino
Ciências
Som
Instrumentos musicais
Citation: Isabela P. Barros, Gabriel A. Campos Vargas, Antônio Fernandes Nascimento Júnior. Propriedades do som no ensino de ciências: dinâmica com instrumento musical na formação inicial de professores. Ciências em Foco , Campinas, v.10, n. 2, p. 13-21. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9730. Acesso: 2021-08-05
metadata.dc.identifier.url: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9730
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Ciências em Foco

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.