Em Aberto Collection home page

Logo
Em Aberto, criado em 1981, é um periódico monotemático, com periodicidade quadrimestral, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Publica artigos e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 52
Issue DateTitleAuthor(s)
2020Avaliação Nacional da Alfabetização: síntese sobre os resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionaisSOARES, José Francisco; BERGMAN, Luana
2020Avaliação sob medida para governar o processo de alfabetizaçãoSPERRHAKE, Renata
2020Bibliografia comentada sobre avaliação na alfabetizaçãoGOMES, Rosivaldo
2020Contribuições da autoavaliação institucional para o uso formativo das avaliações da alfabetizaçãoHORTA NETO, João Luiz; SANTOS, José Roberto Souza
2020Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicosSPERRHAKE, Renata; PICOLLI, Luciana
2020José Francisco Soares, Luana BergmannMARTINS, Abdala; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth
2020O que pensam os orientadores de estudo sobre o processo formativo proporcionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?CARDOSO, Cancionila Janzkovski; CARDOSO, André Luís Janzkovski
2020A proposta de ensino e avaliação da alfabetização em Lagoa Santa, Minas Gerais: Entrevista com Magda Becker SoaresSOARES, Magda Becker; LEAL, Telma Ferraz; MORAIS, Artur Gomes de
2020Orientações e propostas avaliativas para a escrita alfabética no Programa Nacional do Livro Didático de 2007 a 2016: o que sugerem as coleções de alfabetização?SILVA, Magna do Carmo
2020A ressignificação na prática de avaliar do professor alfabetizador pautada nos direitos de aprendizagemBARROS-MENDES, Adelma das Neves Nunes; SOUZA, Adriana Carvalho; NOGUEIRA, Heloane Baia; GOMES, Rosivaldo
2020Relatório do “National Reading Panel” dos EUA (2000)MORAIS, Artur Gomes de
2020Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no BrasilROCHA, Gladys; FONTES-MARTINS, Raquel Márcia; MIRANDA, Vanessa Regina Eleutério
2020A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: tensões de uma política inacabadaBARBOSA, Maria Carmen; FERNANDES, Susana Beatriz
2020O comum e a qualidade nos currículos do ensino e da formação de professoresGARCIA, Maria Manuela; FERREIRA, Marcia; MARSICO, Juliana
2020Currículo Nacional Comum: uma questão de qualidade?SANTOS, André Vitor dos; FERREIRA, Marcia
2020Múltiplos contextos que interpelam o componente curricular de Ciências da Natureza para os anos iniciais do ensino fundamental na BNCCMUNFORD, Danusa
2020Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e SociedadeANTUNES JÚNIOR, Estevão Luciano; CAVALCANTI, Cláudio José; OSTERMANN, Fernanda
2020Bibliografia comentada sobre a Base Nacional Comum CurricularOLIVEIRA, Cecília
2020O nacional e o comum no ensino médio: autonomia docente na organização do trabalho pedagógicoSILVA, Francisco
2020Breve histórico do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no BrasilCASTRO, Maria Helena de
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 52