Em Aberto
Collection home page
Em Aberto, criado em 1981, é um periódico monotemático, com periodicidade quadrimestral, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Publica artigos e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação.
Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 52
Issue Date | Title | Author(s) |
2020 | Avaliação Nacional da Alfabetização: síntese sobre os resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais | SOARES, José Francisco; BERGMAN, Luana |
2020 | Avaliação sob medida para governar o processo de alfabetização | SPERRHAKE, Renata |
2020 | Bibliografia comentada sobre avaliação na alfabetização | GOMES, Rosivaldo |
2020 | Contribuições da autoavaliação institucional para o uso formativo das avaliações da alfabetização | HORTA NETO, João Luiz; SANTOS, José Roberto Souza |
2020 | Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos | SPERRHAKE, Renata; PICOLLI, Luciana |
2020 | José Francisco Soares, Luana Bergmann | MARTINS, Abdala; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth |
2020 | O que pensam os orientadores de estudo sobre o processo formativo proporcionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? | CARDOSO, Cancionila Janzkovski; CARDOSO, André Luís Janzkovski |
2020 | A proposta de ensino e avaliação da alfabetização em Lagoa Santa, Minas Gerais: Entrevista com Magda Becker Soares | SOARES, Magda Becker; LEAL, Telma Ferraz; MORAIS, Artur Gomes de |
2020 | Orientações e propostas avaliativas para a escrita alfabética no Programa Nacional do Livro Didático de 2007 a 2016: o que sugerem as coleções de alfabetização? | SILVA, Magna do Carmo |
2020 | A ressignificação na prática de avaliar do professor alfabetizador pautada nos direitos de aprendizagem | BARROS-MENDES, Adelma das Neves Nunes; SOUZA, Adriana Carvalho; NOGUEIRA, Heloane Baia; GOMES, Rosivaldo |
2020 | Relatório do “National Reading Panel” dos EUA (2000) | MORAIS, Artur Gomes de |
2020 | Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil | ROCHA, Gladys; FONTES-MARTINS, Raquel Márcia; MIRANDA, Vanessa Regina Eleutério |
2020 | A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: tensões de uma política inacabada | BARBOSA, Maria Carmen; FERNANDES, Susana Beatriz |
2020 | O comum e a qualidade nos currículos do ensino e da formação de professores | GARCIA, Maria Manuela; FERREIRA, Marcia; MARSICO, Juliana |
2020 | Currículo Nacional Comum: uma questão de qualidade? | SANTOS, André Vitor dos; FERREIRA, Marcia |
2020 | Múltiplos contextos que interpelam o componente curricular de Ciências da Natureza para os anos iniciais do ensino fundamental na BNCC | MUNFORD, Danusa |
2020 | Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade | ANTUNES JÚNIOR, Estevão Luciano; CAVALCANTI, Cláudio José; OSTERMANN, Fernanda |
2020 | Bibliografia comentada sobre a Base Nacional Comum Curricular | OLIVEIRA, Cecília |
2020 | O nacional e o comum no ensino médio: autonomia docente na organização do trabalho pedagógico | SILVA, Francisco |
2020 | Breve histórico do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil | CASTRO, Maria Helena de |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 52