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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: CARVALHO, Iago Vilaça de
NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva do
ALMEIDA, Stella
COSTA, Fernanda Antunes Gomes da Costa
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-4415-4226
http://orcid.org/0000-0002-3493-881X
http://orcid.org/0000-0002-6973-602X
http://orcid.org/0000-0002-1861-3310
Title: Caminhos descoloniais possíveis no ensino de ciências das séries iniciais: um diálogo com a obra “meu crespo é de rainha”
metadata.dc.terms.title: ACTIO: Docência em Ciências
metadata.dc.terms.source: Curitiba, PR
4
3
set./dez
metadata.dc.format.medium: 553-571
Issue Date: 2019
ISSN: 2525-8989
metadata.dc.language: pt
Abstract: Our study aims to think the Science class for the early grades of elementary school from the perspective guided by the law 10.639/03, in which aspects of African History and Culture and Afro-Brazilians should be covered in every school curriculum. To this end, we bring to the fore the theoretical weaving by Silvia Cusicanqui, Grada Kilomba, and Bell Hooks, authors who problematize the decolonization of the knowledge, i.e., they propose a possibility of producing knowledge from silenced epistemologies, subjectivity, and teaching practice. Faced with what these thinkers teach us, we seek, therefore, to develop a theoretical reflection on the dialogue between law 10.639/03, the teaching of Sciences and the literature. To this end, the children's book chosen for our approach is the work Meu Crespo é de Rainha, by the black author and intellectual Bell Hooks, aiming at the alignment between our theoretical construction, literature and the scientific discipline for the early grades of elementary school. As a result, we suggest ways actualizing the law 10.639/03 in a decolonial perspective, thus making the education of the ethnic-racial relations also possible to the scientific field, which can andshould contribute to this discussion. We believe, therefore, that subverting the logic of a unique history based on a predominantly hegemonic scientific production is to be able to build pathways to a new science.

Nosso estudo tem por objetivo pensar a aula de Ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva orientada pela Lei 10.639/03, em que aspectos da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira devem ser abordados em todo currículo escolar. Para tal, trazemos à tona o tecer teórico de Silvia Cusicanqui, Grada Kilomba e Bell Hooks, autoras que problematizam a descolonização dos saberes, ou seja, propõem uma possibilidade de produção do conhecimento a partir de epistemologias silenciadas, da subjetividade e da prática docente. Diante do que nos ensinam essas pensadoras, buscamos, portanto, desenvolver uma reflexão teórica acerca do diálogo entre a Lei 10.639/03, o ensino de Ciências e a literatura. Para tal, o livro infantil escolhido para nossa abordagem é a obra Meu crespo é de rainha, da autora e intelectual negra Bell Hooks, visando o alinhamento entre nossa construção teórica, a literatura infantil e a disciplina de Ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Como resultado, sugerimos caminhos para efetivação da Lei 10.639/03 em uma perspectiva descolonial, tornando, assim, a educação das relações étnico-raciais possível também ao campo científico, que pode e deve contribuir com essa discussão. Acreditamos, portanto, que subverter a lógica de uma história única pautada em uma produção científica predominantemente hegemônica é poder construir percursos para uma nova Ciência.
Keywords: Science Education
Decolonization
Literature
Ensino de Ciências
Descolonização
Literatura
Citation: CARVALHO, Iago Vilaça de; NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva do; ALMEIDA, Stella; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da Costa. Caminhos descoloniais possíveis no ensino de ciências das séries iniciais: um diálogo com a obra “meu crespo é de rainha”. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.4, n. 3, p. 553-571, set./dez. 2019. http://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10532. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10532. Acesso: 2021-07-26
metadata.dc.identifier.doi: http://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10532
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10532
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
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