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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MESSEDER NETO, Hélio da Silva
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-6620-2989
Title: O jogo é a excalibur para o ensino de ciências?: apontamentos para pensar o lúdico no ensino de conceitos e na formação do professor
metadata.dc.terms.title: ACTIO: Docência em Ciências
metadata.dc.terms.source: Curitiba, PR
4
3
set./dez
metadata.dc.format.medium: 77-91
Issue Date: 2019
ISSN: 2525-8989
metadata.dc.language: pt
Abstract: Generally speaking, the legend of King Arthur tells the story of a predestined boy who would have become king by taking from a stone the famous magic sword called Excalibur.Using this story as a metaphor, this article has as objective to problematize innatism and apolitical conceptions of the playfulness for the teacher education.Like the idea of playfulness as a magical way to solve all the problems of the school; besides bringing notes for the use of the playful as a way to teach scientific concepts.Taking the cultural-historical psychology as a reference, the article, as a theoretical nature, pointed out as one of its resultsthe idea that, in oder to the playfulness contributes to the learning of scientific concepts, he must put the student in activity, so that the even mobilize their psychological processes.In order for such factors to occur, the activity needs to be designed so that the concepts occupy a prominent place during the game.Another result of the article points to a ludo-political formation by the Science teacher, so that games and other playful activities are consciously used to bring with them a more critical world view of reality, not just a reproductive view of prejudice.Finally, it advocated the importance of moving towards a more conscious and systematic use of the play in the teaching of science.

Em linhas gerais, a lenda do Rei Artur conta a história de um garoto predestinado que teria se tornado rei ao retirar de uma pedra a famosa espada mágica, chamada Excalibur. Usando essa história como metáfora, este artigo traz como objetivo problematizar concepções inatistas e apolíticas do lúdico para a formação dos professores. Assim como, a ideia da ludicidade como uma forma mágica de resolver todos os problemas da escola; além de trazer apontamentos para o uso do lúdico como forma de ensinar conceitos científicos. Tomando a psicologia histórico-cultural como referência, o artigo, de cunho teórico, apontou como um de seus resultados a ideia de que, para que o lúdico contribua para a aprendizagem de conceitos científicos, ele deve pôr o estudante em atividade, para que o mesmo mobilize seus processos psicológicos. Para que tais fatores ocorram, a atividade precisa ser pensada de modo que os conceitos ocupem lugar de destaque durante o jogo. Outro resultado do artigo aponta para uma formação ludo-política por parte do professor de Ciências, a fim de que os jogos e outras atividades lúdicas sejam utilizadas de maneira consciente para que tragam consigo uma visão de mundo mais crítica da realidade, e não apenas uma visão reprodutora de preconceitos. Por fim, é defendida a importância de caminhar para um uso mais consciente e sistemático do lúdico no ensino de Ciências.
Keywords: Playfulness
Teacher training
Teaching concepts
Teaching Sciences
Ludicidade
Formação do professor
Ensino de conceitos
Ensino de Ciências
Citation: MESSEDER NETO, Hélio da Silva. O jogo é a excalibur para o ensino de ciências?: apontamentos para pensar o lúdico no ensino de conceitos e na formação do professor. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.4, n. 3, p. 77-91, set./dez. 2019. http://doi.org/10.3895/actio.v4n3.9764. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9764. Acesso: 2021-07-26
metadata.dc.identifier.doi: http://doi.org/10.3895/actio.v4n3.9764
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9764
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
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