Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKOEPPE, Cleise Helen Botelho-
dc.creatorRIBEIRO, Marcus Eduardo-
dc.creatorCALABRO, Luciana-
dc.date.accessioned2021-07-26T20:29:01Z-
dc.date.available2021-07-26T20:29:01Z-
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationKOEPPE, Cleise Helen Botelho; RIBEIRO, Marcus Eduardo; CALABRO, Luciana. Panorama das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o pensamento bachelardiano no ensino em matemática e ciências. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.5, n. 3, p. 1-24, set./dez. 2020. http://doi.org/10.3895/actio.v5n3.11511. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11511. Acesso: 2021-07-26-
dc.identifier.issn2525-8989-
dc.identifier.urihttp://stela.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3081-
dc.description.abstractThis article composing a doctoral research by one of these authors’ developing and intend to identify the philosopher Gaston Bachelard’sideas present in educational Theses and Dissertations published in Brazil between the years 2014 and 2018. It seeks to identify how the researchers understanding Bachelard’s theories in these works, in addition to checking the relevance of these ideas forTeaching in Mathematics and Science. The paper identifies the federative units in which these studies were developed, who are the searchs subjects and the teaching areas to which they refer. It also investigates how these ideas are employed by research inthese areas of teaching. The analysis corpus consisted of 16 Theses and 49 Dissertations retrieved from the CAPES catalog of Theses and Dissertations, considering like a filters -Teaching in Mathematics and Science and Epistemological Obstacles, analyzedaccording to the principles of Bibliometry (HAYASHI et al. , 2008) and Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007), characterizing the mixed methodological approach, that is, quali-quantitative. The investigated Theses and Dissertations were developed in the national territory, including teachers and students from different areas and levels of education. From the analysis of these texts, the emerging categories is The philosophical aspects in Bachelard's thought and The pedagogical aspects in Bachelard's thought, with emphasis on the thematic epistemological obstacles, error, applied rationalism, epistemological profile, general philosophy / epistemology and approximate knowledge. It was found that the Bachelard's ideas keep current and applicable to the scientific teaching-learning process, as well as corroborating and improving presently learning theories, reasons why the importance of deepening studies on the ideas of this philosopher in the brazilian courses teachers training.en_US
dc.description.abstractO presente artigo integra uma pesquisa de doutorado desenvolvida por um de seus autores e busca identificar as ideias do filósofo Gaston Bachelard presentes em teses e dissertações em Ensino publicadas no Brasil entre os anos de 2014 e 2018. Procura-se identificar a compreensão dos autores desses trabalhos a respeito das teorias de Bachelard, além de verificar a atualidade dessas ideias para o Ensino em Matemática e Ciências. Na pesquisa identificam-se as unidades federativas nas quais esses estudos foram desenvolvidos, os sujeitos de pesquisa e as áreas de ensino às quais se referem. Investiga-se, ainda, como essas ideias são empregadas pela pesquisa nessas áreas de ensino. O corpus de análise se consistiu de 16 teses e 49 dissertações recuperadas a partir do catálogo CAPES de Teses e Dissertações, considerando os filtros de pesquisa Bachelard – Ensino em Matemática e Ciências e Obstáculos epistemológicos, analisadas seguindo os preceitos da Bibliometria (HAYASHI et al., 2008) e da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), caracterizando a abordagem metodológica mista, isto é, quali-quantitativa. As teses e dissertações investigadas foram desenvolvidas no território nacional, contemplando docentes e discentes de diversas áreas e níveis do Ensino. Da análise desses textos emergiram as categorias Os aspectos filosóficos no pensamento de Bachelard e Os aspectos pedagógicos no pensamento de Bachelard, com destaque para as temáticas obstáculos epistemológicos, erro, racionalismo aplicado, perfil epistemológico, filosofia/epistemologia geral e conhecimento aproximado. Constatou-se que as ideias bachelardianas permanecem atuais e aplicáveis para o processo de ensino-aprendizagem científica, bem como respaldam e aprimoram teorias de aprendizagem contemporâneas, motivos pelos quais defende-se a importância do aprofundamento dos estudos sobre as ideias desse filósofo nos cursos de formação de professores no Brasil.pt_BR
dc.format.medium1-24-
dc.languageptpt_BR
dc.subjectScience teachingen_US
dc.subjectGaston Bachelarden_US
dc.subjectEpistemologyen_US
dc.subjectEpistemological obstaclesen_US
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectGaston Bachelardpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectObstáculos Epistemológicospt_BR
dc.subject.classificationNível metodológico-
dc.titlePanorama das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o pensamento bachelardiano no ensino em matemática e ciências-
dc.typeArtigo-
dc.terms.sourceCuritiba, PR-
dc.terms.source5-
dc.terms.source3-
dc.terms.sourceset./dez-
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.3895/actio.v5n3.11511-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2963-8396-
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5974-3050-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6669-1789-
dc.identifier.urlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11511-
dc.terms.titleACTIO: Docência em Ciências-
Appears in Collections:ACTIO (Curitiba)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.