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dc.creatorCHAVES, Hamilton Viana-
dc.creatorMAIA FILHO, Osterne Nonato Maia-
dc.date.accessioned2021-07-26T18:02:42Z-
dc.date.available2021-07-26T18:02:42Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationCHAVES, Hamilton Viana; MAIA FILHO, Osterne Nonato Maia. Percepção de tempo e necessidade de atividade na sociedade do excesso: educação no contexto das tecnologias digitais. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.18, n. 1, p. 71-82, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635719. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635719. Acesso: 2021-07-26-
dc.identifier.issn1676-2592-
dc.identifier.urihttp://stela.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/2973-
dc.description.abstractThe educational context created by digital technologies has been the subject of numerous researchers, which concerns to the small amount of time that information flows and the significant amount of human activities that are allegedly facilitated by digital technologies. How could it be, then, the relationship between perception of time and need for activity in the educational process before the society of excess? This article aims to discuss these issues sinceit is about a fact that, sometimes, is minimized by researches about the use of information and communication technologies in education. It has been made a narrative review of the literature and its comparison with our educational practice as psychologists and teachers of a professional and technological education institution. Consume of various brands, continuing education, high productivity at work and reduction of the subjective experience are ways to deal with the emerging need for activity in the society of excess. Our analyzes indicates that there is a compressed perception of time, which could be against an urgent and amplified need for activity that results of the society of excess. Such situation would require of the education professionals a review of their teaching practices to minimize the effects of temporal compression.en_US
dc.description.abstractEl contexto educativo promovido por las tecnologías digitales han sido objeto de investigación de distintos pesquisidores. Abordan la velocidad con que las informaciones circulan y la cantidad expresiva de actividades humanas supuestamente facilitadas por las tecnologías digitales. ¿Cómo sería, entonces, la relación entre la percepción temporal y necesidad de actividades en lo proceso educativo en frente la sociedad del exceso? Este artículo tiene por objetivo discutir esta cuestión una vez que se trata de un hecho por veces minimizado por las pesquisas que abordan la utilización de las tecnologías de información y comunicación en la educación. Se hizo una revisión narrativa de la literatura y su confrontación con nuestra práctica educativa en las condiciones de psicólogos de una institución de educación profesional y profesores de la docencia universitaria. Consumo de marcas, formación continua, productivismo en el trabajo y reducción de la experiencia subjetiva son maneras de hacer frente a la emergente necesidad de actividades en la sociedad del exceso. Nuestros análisis indican que hay una percepción de tiempo comprimida, lo que testificaría contra una urgente y ampliada necesidad de actividades resultadas de una sociedad del exceso. Tal situación requeriría de los profesionales de educación una revisión de sus prácticas pedagógicas en lo sentido de minimizar los efectos de la compresión temporal.es_ES
dc.description.abstractO contexto educativo promovido pelas tecnologias digitais tem sido objeto de investigação de inúmeros pesquisadores. Abordam o tempo diminuto com que as informações circulam e a quantidade expressiva de atividades humanas supostamente facilitadas pelas tecnologias digitais. Como se daria, então, a relação entre percepção temporal e necessidade de atividade no processo educativo face à sociedade do excesso? Este artigo tem por objetivo discutir esta questão uma vez que se trata de um fato por vezes minimizado pelas pesquisas que abordam o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Foi feita uma revisão narrativa da literatura e seu cotejo com nossa prática educativa nas condições de psicólogos de uma instituição de educação profissional e tecnológica e professores do magistério superior. Consumo de marcas, formação continuada, produtivismo no trabalho e redução da experiência subjetiva são formas de lidar com a emergente necessidade de atividade na sociedade do excesso. Nossas análises indicam que existe uma percepção de tempo comprimida, o que deporia contra uma urgente e ampliada necessidade de atividade fruto de uma sociedade do excesso. Tal situação exigiria dos profissionais da educação uma revisão de suas práticas pedagógicas no sentido minimizarem os efeitos da compressão temporal.pt_BR
dc.format.medium71-82-
dc.languageptpt_BR
dc.subjectPrimeira palavraen_US
dc.subjectTime perceptionen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectDigital technologiesen_US
dc.subjectPrimeira Percepción del tiempoes_ES
dc.subjectEducaciónes_ES
dc.subjectLas tecnologías digitaleses_ES
dc.subjectPercepção de tempopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.classificationNível técnico-
dc.titlePercepção de tempo e necessidade de atividade na sociedade do excesso: educação no contexto das tecnologias digitais-
dc.typeArtigo-
dc.terms.sourceCampinas, SP-
dc.terms.source18-
dc.terms.source1-
dc.terms.sourcejan./mar.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635719-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4959-8173-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4636-1912-
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635719-
dc.terms.titleETD - Educação Temática Digital-
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