Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/2844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHORTA NETO, João Luiz-
dc.creatorSANTOS, José Roberto Souza-
dc.date.accessioned2021-07-26T18:02:09Z-
dc.date.available2021-07-26T18:02:09Z-
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationHORTA NETO, João Luiz; SANTOS, José Roberto Souza. Contribuições da autoavaliação institucional para o uso formativo das avaliações da alfabetização. Em Aberto , Brasília, v.33, n. 108, p. 175-187, maio/ago. 2020. https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4306. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4306. Acesso: 2021-07-26-
dc.identifier.issn2176-6673-
dc.identifier.urihttp://stela.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/2844-
dc.description.abstractIn recent years, there has been a growing public interest in external assessments in the literacy cycle, making them central to the debate on school quality at this stage of education. In contradiction, these actions have had little influence on decision-making within schools, frustrating, in part, what seems to be the interest of the bodies responsible for the evaluations. Against this background, this article analyzes some of the possible reasons that could explain the fact that the results of literacy cycle assessments are little used for school improvement and discusses the likely contributions of institutional self-assessment. It concludes that it is necessary to problematize external evaluations as they are carried out, because they unilaterally produce judgments about the quality of institutions, and if schools do not develop their own evaluations, they become hostages to these judgments.en_US
dc.description.abstractEn los últimos años, ha habido un creciente interés por parte de las autoridades públicas en las evaluaciones externas en el ciclo de alfabetización, lo que las convierte en un elemento central del debate sobre la calidad escolar en esta etapa de la educación. En contraposición, estas acciones han tenido poca influencia en la toma de decisiones dentro de las escuelas, frustrando, en parte, lo que parece ser el interés de los órganos responsables de las evaluaciones. En este contexto, este artículo analiza algunas de las posibles razones que podrían explicar el hecho de que los resultados de las evaluaciones del ciclo de alfabetización se utilicen poco para la mejora escolar y discute las posibles contribuciones de la autoevaluación institucional. Concluye que es necesario problematizar las evaluaciones externas a medida que se realizan, porque producen unilateralmente juicios sobre la calidad de las instituciones, y si las escuelas no desarrollan sus propias evaluaciones, se vuelven rehenes de estos juicios.es_ES
dc.description.abstractTem-se observado, nos últimos anos, um crescente interesse do poder público por avaliações externas no ciclo de alfabetização, tornando-as centrais no debate sobre a qualidade escolar nessa etapa de ensino. Contraditoriamente, essas ações têm influenciado pouco as tomadas de decisão no âmbito das escolas, frustrando, em parte, o que parece ser o interesse dos órgãos responsáveis pelas avaliações. Perante esse quadro, o presente artigo analisa algumas das possíveis razões que explicariam o fato de os resultados das avaliações do ciclo de alfabetização serem pouco utilizados para a melhoria escolar e discute as prováveis contribuições da autoavaliação institucional. Conclui que é preciso problematizar as avaliações externas tal como são realizadas, porque produzem de modo unilateral juízos acerca da qualidade das instituições, e, se as escolas não desenvolverem suas próprias avaliações, tornam-se reféns desses juízos.pt_BR
dc.format.medium175-187-
dc.languageptpt_BR
dc.subjectBasic education assessmenten_US
dc.subjectInstitutional performance assessmenten_US
dc.subjectBasic literacy cycleen_US
dc.subjectEvaluación de la educación básicaes_ES
dc.subjectEvaluación del desempeño institucionales_ES
dc.subjectCiclo de alfabetización básicaes_ES
dc.subjectAvaliação da educação básicapt_BR
dc.subjectAvaliação do desempenho institucionalpt_BR
dc.subjectCiclo básico de alfabetizaçãopt_BR
dc.subject.classificationNível epistemológico-
dc.titleContribuições da autoavaliação institucional para o uso formativo das avaliações da alfabetização-
dc.typePontos de vista - O que pensam outros especialistas?-
dc.terms.sourceBrasília-
dc.terms.source33-
dc.terms.source108-
dc.terms.sourcemaio/ago.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4306-
dc.identifier.urlhttp://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4306-
dc.terms.titleEm Aberto-
Appears in Collections:Em Aberto

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.