Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/2838
metadata.dc.type: Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
metadata.dc.creator: ROCHA, Gladys
FONTES-MARTINS, Raquel Márcia
MIRANDA, Vanessa Regina Eleutério
Title: Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
metadata.dc.terms.title: Em Aberto
metadata.dc.terms.source: Brasília
33
108
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: 69-81
Issue Date: 2020
ISSN: 2176-6673
metadata.dc.language: pt
Abstract: Duas avaliações externas em alfabetização foram analisadas no contexto da sua implementação e, principalmente, refletindo sobre seus percursos e especificidades didático-pedagógicas: o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa) e a Provinha Brasil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como um levantamento e uma análise de dados dessas avaliações, que permitiram considerar diferentes estratégias na elaboração, aplicação e análise dos itens destinados a avaliar a alfabetização. Há dois tipos de itens: os de modelo único, totalmente lidos pelos alunos, e os de modelo híbrido, parcial ou totalmente lidos pelo aplicador. Os itens de modelo híbrido contribuem para captar informação de estudantes leitores e também de não leitores, o que reflete na identificação de diferentes perfis de aprendizado na alfabetização. Concluiu-se que os modos de construção dos itens fundamentam-se em uma concepção de alfabetização e letramento, conceito que influencia tanto na sua elaboração quanto na seleção para os testes.

Se analizaron dos evaluaciones externas de alfabetización en el contexto de su implementación y, principalmente, reflexionando sobre sus trayectorias didáctico-pedagógicas y especificidades: el Programa de Evaluación de la Alfabetización del Estado de Minas Gerais (Proalfa) y la Provinha Brasil. Se realizó una investigación bibliográfica, así como una encuesta y análisis de datos de estas evaluaciones, que permitió considerar diferentes estrategias en la elaboración, aplicación y análisis de ítems destinados a evaluar la alfabetización. Hay dos tipos de elementos: elementos de un solo modelo, leídos en su totalidad por los estudiantes, y elementos híbridos, leídos total o parcialmente por el aplicador. Los ítems del modelo híbrido ayudan a capturar información de estudiantes lectores y no lectores, lo que refleja la identificación de diferentes perfiles de aprendizaje de lectoescritura. Se concluyó que las formas de construcción de los ítems se basan en una concepción de alfabetización y alfabetización, concepto que influye tanto en su elaboración como en la selección para las pruebas.

Duas avaliações externas em alfabetização foram analisadas no contexto da sua implementação e, principalmente, refletindo sobre seus percursos e especificidades didático-pedagógicas: o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa) e a Provinha Brasil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como um levantamento e uma análise de dados dessas avaliações, que permitiram considerar diferentes estratégias na elaboração, aplicação e análise dos itens destinados a avaliar a alfabetização. Há dois tipos de itens: os de modelo único, totalmente lidos pelos alunos, e os de modelo híbrido, parcial ou totalmente lidos pelo aplicador. Os itens de modelo híbrido contribuem para captar informação de estudantes leitores e também de não leitores, o que reflete na identificação de diferentes perfis de aprendizado na alfabetização. Concluiu-se que os modos de construção dos itens fundamentam-se em uma concepção de alfabetização e letramento, conceito que influencia tanto na sua elaboração quanto na seleção para os testes.
Keywords: Learning assessment
Literacy assessment
External assessment
Evaluación del aprendizaje
Evaluación de la alfabetización
Evaluación externa
Valiação da aprendizagem
Avaliação da alfabetização
Avaliação externa
Citation: ROCHA, Gladys; FONTES-MARTINS, Raquel Márcia; MIRANDA, Vanessa Regina Eleutério. Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil. Em Aberto , Brasília, v.33, n. 108, p. 69-81, maio/ago. 2020. https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4318. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4318. Acesso: 2021-07-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4318
metadata.dc.identifier.url: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4318
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Em Aberto

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.