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metadata.dc.type: Relatos de Experiências
metadata.dc.creator: KAVALLEK, Débora Schmitt
MUSCARDI, Dalana Campos
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-9663-765X
https://orcid.org/0000-0001-7936-7363
Title: A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo
metadata.dc.terms.title: Revista Internacional de Educação Superior
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
7
metadata.dc.format.medium: e021007
Issue Date: 2021
ISSN: 2446-9424
metadata.dc.language: en
es
pt
Abstract: The article proposes the insertion of the history of science in teaching, in an interdisciplinary perspective, through a work with students of the 8th period of the degree course in rural education, qualification in Natural Sciences. In a conversation with an epistemological approach, the teachers oriented to a reflection on Mendel's Laws as a paradigm widely present in science teaching. In the course of the conversation, the linear and dogmatized way that science is often presented in its teaching was discussed. We emphasize the validity of the methodology for learning scientific concepts in a significant, critical and broad way.

El artículo propone la inserción de la historia de la ciencia en la enseñanza, en una perspectiva interdisciplinaria, a través de un trabajo con estudiantes del octavo período de la licenciatura en educación rural, titulación en ciencias naturales. En una conversación con un enfoque epistemológico, los docentes se orientaron a una reflexión sobre las leyes de Mendel como paradigma ampliamente presente en la enseñanza de las ciencias. En el curso de la conversación, se discutió la forma lineal y dogmática de que la ciencia se presenta a menudo en su enseñanza. Destacamos la validez de la metodología para aprender conceptos científicos de manera significativa, crítica y amplia.

O artigo propõe a inserção da história da ciência no ensino, numa perspectiva interdisciplinar, através de um trabalho com educandos do 8º período do curso de licenciatura em educação do campo, habilitação em ciências naturais. Numa roda de conversa perante uma abordagem epistemológica, as professoras orientaram para uma reflexão sobre as Leis de Mendel enquanto um paradigma amplamente presente no ensino de ciências. No decorrer da conversa, foi discutida a forma linear e dogmatizada que, muitas vezes a ciência é apresentada em seu ensino. Ressalta-se a validade da metodologia para a aprendizagem de conceitos científicos de forma significativa, crítica e ampla.
Keywords: History of the sciences
Science education field education
Genetics
Historia de las ciencias
Educación en ciencias educación de campo
Genética
História das ciências
Ensino de ciências educação do campo
Genética
Citation: KAVALLEK, Débora Schmitt; MUSCARDI, Dalana Campos. A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.7, p. e021007. 2021. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657368. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657368. Acesso: 2021-07-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657368
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657368
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista Internacional de Educação Superior (RIESup)

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