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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: ROCHA, Leando Cunha
STALIVIERI, Luciane
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-0221-100X
https://orcid.org/0000-0002-2104-8607
Title: A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura
metadata.dc.terms.title: Revista Internacional de Educação Superior
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
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metadata.dc.format.medium: e021033
Issue Date: 2021
ISSN: 2446-9424
metadata.dc.language: en
es
pt
Abstract: The internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) is recommended to be conducted in a comprehensive manner, through committed and targeted actions, having the participation of all members of the university communities. Institutional communication is one of the actions that help in the dissemination and visibility of such process. This present study carries out a literature review with a qualitative and exploratory approach of an applied nature. By using bibliographic research, document analysis in data collection and content analysis for the treatment of those data, it follows an inductive logic. It was conducted through two objectives; (i) to investigate the trend of scientific production in relation to communication and/or promotion of internationalization of HEIs and; (ii) to determine points of connection between the themes of institutional communication and internationalization of HEIs. It was found that institutional communication, from an international perspective, tends to be used, with greater relevance, to attract international students, through social media and web pages; failing to consider, however, the other actors involved in that process, such as, professors, researchers and educational managers. It was also found that the emphasis of institutional communication actions fails to show other forms of international cooperation, fundamental to the projection and visibility of an HEI, such as research results and university extension projects.

Se recomienda que la internacionalización de las Instituciones de Educación Superior (IES) se realice de manera integral, a través de acciones comprometidas y específicas, con la participación de todos los miembros de las comunidades universitarias. La comunicación institucional es una de las acciones que ayudan en la difusión y visibilidad de este proceso. El presente estudio realiza una revisión de la literatura con un enfoque cualitativo, exploratorio y de naturaleza aplicada. Se utilizó la investigación bibliográfica, el análisis de documentos en la recopilación de datos y el análisis de contenido para el tratamiento de estos datos, siguiendo la lógica inductiva. Se realizó por dos objetivos; (i) investigar la tendencia de la producción científica en relación con la comunicación y/o la promoción de la internacionalización de las IES y; (ii) determinar puntos de conexión entre los temas de comunicación institucional e internacionalización de las IES. Se encontró que la comunicación institucional desde una perspectiva internacional, tiende a ser utilizada, con mayor relevancia, para atraer estudiantes internacionales, a través de las redes sociales y páginas web; sin considerar, sin embargo, los otros actores involucrados en este proceso, es decir, profesores, investigadores y gerentes educativos. También se descubrió que el énfasis de las acciones de comunicación institucional no muestra otras formas de cooperación internacional, fundamentales para la proyección y visibilidad de una IES, como los resultados de investigaciones y los proyectos de extensión universitaria.

A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é recomendada a se conduzir de forma abrangente, através de ações comprometidas e direcionadas, contando com a participação de todos os membros das comunidades universitárias. A comunicação institucional é uma das ações que auxiliam na difusão e na visibilidade desse processo. O presente estudo realiza uma revisão de literatura com uma abordagem qualitativa, exploratória e de natureza aplicada. Utilizou pesquisa bibliográfica, análise documental na coleta de dados e análise de conteúdo para o tratamento desses dados, seguindo a lógica indutiva. Conduziu-se através de dois objetivos; (i) apurar a tendência da produção científica em relação à comunicação e/ou promoção da internacionalização das IES e; (ii) determinar pontos de conexão entre os temas comunicação institucional e internacionalização das IES. Constatou-se que a comunicação institucional, na perspectiva internacional, tende a ser utilizada, com maior relevância, para atração de estudantes internacionais, por meio das mídias sociais e páginas eletrônicas; deixando de considerar, entretanto, os demais atores envolvidos nesse processo, ou seja, os docentes, os pesquisadores e os gestores educacionais. Constatou-se ainda que a ênfase das ações de comunicação institucional deixam de evidenciar outras formas de cooperação internacional, fundamentais para a projeção e para a visibilidade de uma IES, tais como resultados de pesquisas e projetos de extensão universitária.
Keywords: International education
Communication
Higher education
Educación con vocación internacional
Comunicación
Enseñanza superior
Internacionalização da educação
Comunicação
Educação superior
Citation: ROCHA, Leando Cunha; STALIVIERI, Luciane. A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.7, p. e021033. 2021. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660540. Acesso: 2021-07-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660540
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660540
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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